O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou da abertura do 1º Congresso Goiano de Direito Previdenciário nesta quinta-feira (16), realizada no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional goiana. O evento é uma realização da OAB-GO e do Instituto Goiano de Direito Previdenciário (IGDP), com apoio institucional da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da OABPrev GO/TO.
Compuseram a mesa diretiva do evento o presidente do IGDP e conselheiro seccional, Hallan de Souza; a presidente da Comissão de Direito Previdenciário e securitário da OAB-GO, Tatiane Sávia Brito Aires de Pádua; o diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia (ESA), Dyogo Crosara; o coordenador-geral de Legislação e Normas do Ministério da Previdência, Denisson Almeida Pereira; o diretor-científico do IGDP, Djovini Oliveira; o procurador-geral do município de Goiânia, Reinaldo Barreto; a presidente da GoiasPrev, Marlene Alves de Carvalho; do presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), José Taveira Rocha; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Elvécio Moura dos Santos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Gilberto Marques Filho; e o juiz federal Paulo Ernane Moreira Barros.
Hallan de Souza destacou que o evento é fruto da união de esforços da OAB-GO e do IGDP e um marco na discussão do Direito Previdenciário no estado. "É necessária uma pauta de discussão constante sobre o tema. Quando falamos de Direito Previdenciário, falamos de desenvolvimento social, já que hoje 23 milhões de pessoas são beneficiadas pela previdência social", ressaltou. Dyogo Crosara afirmou que a ESA está sempre buscando novos temas para discutir. "Teremos aqui os maiores nomes do Direito Previdenciário do país. O trabalho do IGDP e da Comissão de Direito Previdenciário foram fundamentais para a realização do evento."
Henrique Tibúrcio exaltou a importância do congresso. "Este evento nasce com a marca da ousadia. É a primeira edição é já se anuncia grandioso, o que é uma característica da ESA, OAB-GO e IGDP." O presidente da OAB-GO destacou também o valor de se discutir o tema. "O Direito Previdenciário é umas das áreas que mais crescem. Por ser um assunto tão importante, não poderíamos deixar de abordá-lo no nosso programa de educação continuada. Parabéns à ESA e ao IGDP pelo desafio."
Denisson Almeida, que representou o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, afirmou que o Ministério apoia iniciativas como a do congresso para construir um Direito Previdenciário mais justo. "A realidade brasileira ainda tem algumas dificuldades, mas está avançando. A previdência ocupa um lugar importante na manutenção da justiça social."
Ao final da abertura do evento, Henrique Tibúrcio e Denisson Almeida receberam uma homenagem do IGDP pelo apoio à realização do congresso.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO