O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, ministrou palestra na quinta-feira (7) a acadêmicos de Direito na Uni-Anhanguera. O evento, que integra o projeto OAB-GO vai à Faculdade, de iniciativa da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), ainda contou uma homenagem da universidade a Tibúrcio e ao vice-presidente da seccional, Sebastião Macalé.
Também advogado, o reitor Joveny Sebastião Cândido de Oliveira destacou o relevante trabalho realizado pelo presidente da seccional. "É com brilhantismo que Henrique Tibúrcio vem conduzindo a OAB-GO, solidificando sua relevância na história da advocacia e da sociedade goiana. Nós devemos muito à Ordem dos Advogados", afirmou ao auditório lotado.
A coordenadora do curso de Direito da Uni-Anhanguera, Izivone Pereira Chaves, lembrou que a seccional goiana nutre relação de parceria com a universidade. "Temos uma estreita relação com a OAB, que é um privilégio, já que se trata de uma instituição forte não só em Goiás, mas em todo o País. Nós, acadêmicos de Direito, temos de nos inteirar das atividades da Ordem, para que estejamos sempre atentos ao imenso trabalho feito em defesa da advocacia e da sociedade", afirmou.
Em sua palestra sob o tema "A importância da OAB para o Estado Democrático de Direito", Tibúrcio convidou os estudantes a integraram a CAJ. "Esse nosso bate-papo é resultado de uma das mais importantes comissões da OAB, a da Advocacia Jovem. Gosto muito desse ambiente, porque a academia e a Ordem têm uma característica muito próxima, a de pensar a democracia na vanguarda", afirmou.
Sobre a importância da Ordem para o Estado Democrático de Direito, Tibúrcio recorreu inicialmente ao Art. 44 do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/1994): "A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem por finalidade: I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".
"O conceito iluminista de que todos devem ser submetidos à mesma legislação ainda tem de ser defendido diariamente e a OAB cumpre esse papel. É por isso que os senhores estão habituados a verem a Ordem debatendo a legalidade dos benefícios pagos aos deputados, questionando o atendimento do Tribunal de Justiça em meio período e vistoriando presídios", afirmou Tibúrcio.
Ao final do evento, a Uni-anhanguera sorteou um exemplar do Vade Mecum atualizado. A estudante Grazielly Eugênio recebeu o prêmio das mãos do presidente da OAB-GO. A universidade ainda prestou homenagem a Tibúrcio e a Macalé, ex-aluno da instituição. "Macalé é um dos grandes orgulhos de nossa instituição. Eu não diria que é um egresso, mas um permanente aluno da Uni-Anhanguera", afirmou o reitor Joveny de Oliveira.
Também estiveram presentes no evento a advogada Vanessa Tibúrcio, o presidente da CAJ, Wanderson Oliveira, o coordenador da Subcomissão OAB-GO Vai à Faculdade, Gilson Filho, e os membros da CAJ Paulo Felipe, Vilmar Freire, Alessandro Oliveira, Edson Cândido, Renata Rosane, Luiz Alves e Paulo Jorge.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO