Tibúrcio confia na aprovação do projeto Ficha Limpa

29/03/2010 Notícias, Opinião

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, está confiante na aprovação do projeto Ficha Limpa, que pretende impedir que candidatos condenados em primeira instância disputem as eleições antes que os processos sejam julgados em todas as instâncias. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou que a votação vai acontecer no dia 7 de abril. O projeto é uma campanha desenvolvida por diversas entidades, capitaneadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Para o presidente da OAB-GO, a pressão popular será fator fundamental para a aprovação do projeto. Para pressionar a votação, foram organizadas várias manifestações públicas em todo o País e, no total, foram colhidas 1,6 milhão de assinaturas em apoio ao documento. "A população mostra que quer políticos melhores", disse.

A validade da proposta para as eleições de outubro, no entanto, ainda continua sendo uma dúvida porque o texto precisa passar pelo aval dos senadores e, se sofrer modificação, voltar para análise dos deputados. De acordo com a proposta, não poderão concorrer candidatos condenados por um colegiado de juízes pelos crimes contra a fé pública ou a economia popular, tráfico de entorpecentes e drogas e crimes dolosos.