O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou, na noite de quarta-feira (14), da abertura do III Seminário de Mediação, Conciliação e Arbitragem, realizado pela Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da seccional. O evento foi realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da instituição.
Tibúrcio disse que a arbitragem é uma forma muito moderna para a solução de conflitos e que essa é uma área muito promissora do Direito. “O que se faz de forma privada não tem muitas amarras, então, pode funcionar muito bem. À medida que isso for apresentado à população como uma forma barata, rápida e eficiente, com certeza, será, num futuro próximo, um meio eficaz para a solução de problemas”, destacou.
A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, Carla Sahium Traboulsi, ressaltou a importância do evento, destacando que os estudos do seminário tratarão uma nova vertente sobre o que é a arbitragem. “Estamos nos deparando a cada dia com um Judiciário que menos nos oferece. Não podemos ficar reféns desta questão estatal, podemos buscar outros caminhos e a mediação, a conciliação e a arbitragem funcionam muito bem”, ressaltou a presidente.
A palestrante do primeiro dia do evento foi a advogada Adriana Braghetta, que é mestre e doutora pela USP, presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), membro do Comitê Latino-Americano de Arbitragem da Corte Internacional de Arbitragem (CCI) e professora na área de arbitragem da Fundação Getúlio Vargas. Adriana palestrou sobre as medidas cautelares no processo arbitral e usou exemplos de outros estados para explicar o assunto. “Nós adquirimos uma credibilidade mundial no que toca à arbitragem, porque o CBAr foi criado justamente para estudar a arbitragem. Já que não tínhamos experiência no assunto, pegamos o que de melhor encontramos no exterior”.
O evento contou com a presença do secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges; da secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Prudente de Carvalho; o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Alexandre Magno; o conselheiro seccional e diretor-adjunto da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB-GO Pedro Paulo Guerra de Medeiros; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Karine Dias Vitoy; a presidente da Comissão de Direito Empresarial, Lorena Borges Carneiro; os conselheiros seccionais Luciano Mtanios Hanna e Paulo Roberto Balduíno; o desembargador federal do Trabalho Aldon do Vale Alves Taglialena; o juiz coordenador do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado, Fernando Montefusco; o conselheiro legal da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), Roberto Pasqualin; e o coordenador do Comitê Brasileiro de Arbitragem em Goiás, Luiz Fernando Guerrero.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO