“Fico muito satisfeito de voltar em Rio Verde para inaugurar a nova sede da subseção. Agora, a advocacia rio-verdense conta com um espaço compatível com a sua dignidade.” A afirmação foi proferida pelo presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, na noite dessa terça-feira (9), durante a inauguração da nova sede administrativa da Subseção de Rio Verde.
O evento foi prestigiado pelo diretor-tesoureiro da seccional, Enil Henrique de Souza Filho; pelos conselheiros da instituição Júlio César do Valle Vieira Machado, Manoel Araújo de Almeida e Antônio Carlos Monteiro da Silva; pelo presidente e pelo diretor-adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jaime José dos Santos e Ricardo Paiva Leão, respectivamente; além dos diretores da unidade e inúmeros advogados da região.
Henrique Tibúrcio assegurou que a seccional vai continuar se empenhando para atender a todas as demandas da categoria e parabenizou a atuação dos diretores da subseção. “As soluções dos problemas das subseções surgem somente com a ajuda das diretorias locais, que conhecem as necessidades prioritárias dos advogados que militam no âmbito de cada unidade”, ponderou Tibúrcio ao destacar que os diretores da Subseção de Rio Verde têm sabido cobrar da seccional melhorias para a unidade.
O presidente da OAB-GO ainda ressaltou uma das funções do prédio. “Esta sede também viabiliza a implantação do novo serviço oferecido pela seccional aos inscritos do interior do Estado: a realização de cursos telepresenciais nas subseções”, informou. “A antena de transmissão já foi instalada e, em breve, a categoria vai poder assistir às aulas a distância promovidas pela Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP)”, acrescentou Henrique Tibúrcio.
Emocionado, o presidente da subseção, Mardem Douglas Araújo Borges, agradeceu o apoio da seccional aos projetos da advocacia de Rio Verde e garantiu que o grande objetivo da diretoria local é servir bem à categoria. “Este espaço vai proporcionar mais conforto aos advogados e estagiários que buscarem os serviços prestados pela subseção”, afirmou Mardem Douglas. Vice-presidente da unidade, Rildo Mourão Ferreira também falou da importância da nova sede. “Queremos trazer cada vez mais benefícios para a categoria, como os cursos telepresenciais, que têm preços mais acessíveis do que os oferecidos pelo mercado”, disse.
Situada na Avenida José Walter, Qd. 46, Lts 4 e 5, no Setor Morada do Sol, o novo prédio administrativo da Subseção da OAB-GO de Rio Verde tem 282 m² e fica num terreno de 450 m². No espaço, vai haver Ótica e Livraria do Advogado, espaços da Casag e da ESA, sala de aula onde serão transmitidos os cursos a distância e escritório compartilhado, local destinado ao uso dos advogados em início de carreira que ainda não possuem escritório próprio.
Palestra
Antes da inauguração, o presidente da OAB-GO palestrou sobre O Papel da OAB Frente ao Poder Judiciário durante o III Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Sociais Aplicadas Universidade de Rio Verde (Fesurv). Em sua exposição, Henrique Tibúrcio citou o artigo 133 da Constituição Federal, que diz que “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei". “É o advogado que defende os interesses dos cidadãos perante o Judiciário", enfatizou ao asseverar que a OAB-GO tem lutado para preservar e valorizar a atuação do advogado. O presidente da seccional lembrou ainda que a advocacia é um dos três pilares da Justiça, que se completa com o Judiciário e o Ministério Público. "Não há prestação jurisdicional sem um desses entes", afirmou Tibúrcio.
O presidente da OAB-GO também mencionou o artigo 44 do Estatuto da Advocacia e da OAB, que trata das finalidades da instituição. "Cabe à OAB defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Essas são as funções institucionais da Ordem", comunicou. “Por isso, a seccional se reúne constantemente com dirigentes do Poder Judiciário para cobrar melhorias na prestação jurisdicional”, disse. “Além disso, somos parceiros do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em todas as ações que beneficiam os cidadãos, como a conciliação. A OAB-GO apoia os eventos que promovem a conciliação entre as partes e também incentiva a categoria a contribuir com essas ações”, afirmou.