Na tarde desta terça-feira (25), Itumbiara foi sede da 33ª edição do projeto OAB-GO Itinerante. O evento, realizado na sala do Tribunal do Júri do Fórum local, promoveu um bate-papo e tirou dúvidas sobre os mais variados assuntos de interesse dos advogados e estagiários.
“Com o OAB-GO Itinerante temos conseguido cumprir nosso propósito de trazer a estrutura da Seccional pra perto dos inscritos. Essa é a oportunidade que temos para discutir, de forma franca e aberta, os assuntos mais importantes que envolvem a advocacia local”, enfatizou o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, ao abrir os trabalhos da audiência.
O presidente da Subseção de Itumbiara, Marcelo Meinberg Geraige, agradeceu a presença dos membros da diretoria da Seccional goiana na cidade e destacou a importância da reunião. “Essa é uma discussão enriquecedora. Através das críticas e das sugestões expostas aqui, poderemos promover o crescimento e o fortalecimento de nossa entidade”, disse.
No decorrer do evento o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Júlio Cesar Machado, esclareceu dúvidas a respeito das negociações feitas com a Unimed sobre o reajuste do plano de saúde. Já o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA), Flávio Buonaduce Borges, reforçou as atividades feitas pelo Canal Esa, uma ferramenta virtual por onde são transmitidos, ao vivo, os principais eventos realizados pela Escola na capital.
“Os advogados do interior que não podem estar presentes presencialmente têm no Canal ESA uma forma de acompanhar e participar das discussões propostas pela Escola”, explicou, ao solicitar aos presentes que divulguem ainda mais a ferramenta aos inscritos daquela região.
Já o presidente Henrique Tibúrcio tirou dúvidas acerca dos direitos e prerrogativas da profissão, esclareceu sobre a prorrogação do recesso forense, solicitado pela OAB-GO e que será decidido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na próxima quarta-feira (3) e debateu sobre os altos valores referentes a custas processuais. “Consideramos que altos custos vetam o acesso à Justiça”, pontuou.
Na ocasião, Henrique Tibúrcio também respondeu aos questionamentos referentes ao reajuste da Unidade de Honorários Dativos (UHD). “Continuamos as negociações junto à Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás para que o valor da UHD seja revisto em 100%”, reforçou. A unidade não é atualizada desde 2003, o que, segundo o presidente da OAB-GO, desestimula os advogados que prestam assistência judiciária. "A sociedade goiana precisa desse importante serviço, já que a Defensoria Pública em Goiás não está devidamente estruturada", afirmou.
Convênio Caixa
A gerente de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF), Maristela Alvarenga, participou da audiência do OAB-GO Itinerante apresentando detalhes do convênio firmado com a OAB-GO. O acordo vai oferecer aos advogados juros mais baixos do que as taxas de balcão, pacotes de produtos e serviços com vantagens e até o pagamento de anuidade da OAB com os pontos de cartões de créditos aos que forem correntistas e tiverem cartão de crédito do banco. O pacote de benefícios se estenderá a pessoas físicas e jurídicas. “Os interessados já podem procurar as agências da CEF para pedir esclarecimentos aos gerentes e usufruírem de todas as vantagens oferecidas pelo convênio”, reforçou Maristela.
Homenagem
A OAB-GO ainda prestou homenagem aos advogados da cidade com mais de 25 anos de inscrição. O presidente Henrique Tibúrcio entregou certificados de honra ao mérito a doze inscritos que militam em Itumbiara e região.
Presenças
Estiveram presentes no evento o diretor-tesoureiro da Seccional, Enil Henrique de Souza Filho; os conselheiros seccionais Alexandre Prudente Marques, Geraldo Augusto Mateus e Cleuber Cardoso.
A audiência do OAB-GO Itinerante também contou com a participação de membros da diretoria da Subseção de Itumbiara, foram eles: o vice-presidente, Márcio Rodrigues Vieira; o secretário-geral, João Luiz Jorge; e o diretor-tesoureiro, Luiz Antônio da Silva Júnior.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO