O movimento Eleições de Fato, projeto de enfrentamento à desinformação e corrupção eleitoral nas eleições de 2022, atuará em Anápolis nesta quarta-feira (29), às 19h. Essa é uma iniciativa da Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral (CECDCE) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).
Durante o evento será lançado o comitê regional de Anápolis, que engloba os municípios de Goiás, Itaberaí, Inhumas, Nerópolis, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Bela Vista e Itapuranga. Ao todo, 57 municípios contarão com o recebimento e a análise de denúncias através dos canais no Instagram, WhatsApp e site. O projeto já foi lançado em Goiânia, Jataí e Porangatu.
Participarão do lançamento o presidente da CECDCE, Samuel Balduino, o presidente da subseção de Anápolis, Samuel Santos, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), Vicente Lopes, e o advogado especialista em Direito Eleitoral e conselheiro seccional da OAB-GO, Wandir Allan.
O presidente da CECDCE, Samuel Balduino, explica que a intenção é usar a advocacia e as subseções na divulgação de conteúdo informativo e no recebimento de denúncias. “Ao recebermos denúncias de corrupção eleitoral, vamos enviar as informações para os representantes da subseção para que seja feita a checagem da veracidade junto ao Cartório Eleitoral. Os representantes também poderão conversar com o denunciante e se aprofundar em cada caso”, esclarece.
Para o presidente da subseção de Anápolis, Samuel Santos, é um dever da OAB defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e pugnar pela boa aplicação das Leis. “A subseção de Anápolis se sente muito honrada em participar de tão importante e relevante projeto, que será uma dentre as várias ações que buscarão contribuir com o processo eleitoral deste ano”, afirma.
Lançamento em Itumbiara
Na próxima quinta-feira (30), Itumbiara é a cidade que recebe o movimento Eleições de Fato. O evento ocorrerá na sede da subseção e contará com a presença do Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), Laudo Natel Mateus, da vice-presidente do interior da CECDCE, Ana Karla Mathias e do presidente da CECDCE, Samuel Balduíno.
Os convidados vão discutir temas como a efetividade do sistema de cotas de gêneros e a desinformação eleitoral à luz do Direito Eleitoral Brasileiro. Além disso, será lançado o comitê regional de Itumbiara, que engloba os municípios de Bom Jesus, Goiatuba, Pontalina, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas, Pires do Rio, Ipameri e Catalão.