"Quando comecei a advogar havia muitas dúvidas e os artigos e textos publicados no SIM me ajudaram muito. A profissão é concorrida, se destaca quem se prepara", é o que diz a advogada Juliana Suziele Pinto. Pensando nisso, a seccional goiana da OAB criou o Sistema de Inteligência e Mercado (SIM), com principal objetivo de contribuir para a elevação contínua da qualidade dos serviços e do desempenho jurídico dos advogados de Goiás. A ideia surgiu da necessidade de proteger o mercado goiano da concorrência com advogados de outras regiões do país.
O serviço é caracterizado pela disponibilização gratuita de centenas de artigos de autores brasileiros e americanos relacionados a Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios, como captação de clientes, técnicas de divulgação dos serviços aceitas pelo Código de Ética, Mercado Jurídico, gestão de carreira, fidelização de clientes, network, propostas de serviços e honorários, precificação de serviços, gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão financeira e outros temas ligados a gestão de escritórios e marketing jurídico.
Juliana Suziele Pinto lembra que outro benefício do sistema é que ele é gratuito para todos os inscritos. "São muitas informações e é atualizado com frequência. Se fosse de outra forma, teria que pagar pelo serviço que a OAB-GO oferece de graça. "
Consultoria
O Sistema ainda disponibiliza a opção "Fale com o consultor", onde o advogado pode fazer perguntas por e-mail, relacionadas ao seu mercado de atuação. O consultor do SIM da OAB-GO, Victor Furtado, tem como função "traduzir os conceitos abordados pelos artigos para a realidade de atuação do inscrito e ainda abordar assuntos que não foram tratados pelos artigos publicados, e tudo isso é gratuito", afirma.
Lilian Oliveira Nunes Manso usa o serviço diariamente. Ela advoga há cinco anos, mas tem o próprio escritório há pouco mais de um ano. "No início tive dificuldade com a gestão, captação de clientes e gestão de prazos e a consultoria me ajudou muito com estas questões. Ainda sou um escritório pequeno, mas vejo grande possibilidade de crescer."
Laureana Venancia da Silva já exerce a advocacia há mais de 20 anos e usa o serviço. "Acredito que ajuda mais os profissionais que estão começando, mas também é muito interessante para nós, que já estamos trabalhando na área há algum tempo, nos mantermos atualizados."
Quem pode usar?
O SIM pode ser utilizado gratuitamente por todos os advogados e estagiários inscritos na OAB de Goiás. Já os artigos podem ser acessados por advogados de todo país, o que já acontece na prática, pois todos os meses são identificados acessos de advogados de outros Estados do País. Porém, o "Fale com o consultor" somente pode ser acessado pelos advogados e estagiários inscritos na seccional goiana, uma vez que para realizar a consulta devem digitar sua senha eletrônica na OAB-GO. De acordo com Victor Furtado, o objetivo é garantir que o aspecto principal seja a diferenciação dos advogados de Goiás.
O SIM foi disponibilizado em setembro de 2012 e até o momento já foram contabilizados mais de 28 mil acessos ao link do serviço no site da OAB-GO. Centenas de consultas por e-mail já foram realizadas por advogados de todo os Estado, com tempo de atuação que vai de dois meses até vinte anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO