Sessão extraordinária vai deliberar sobre nova data das eleições

23/10/2009 Eleições, Notícias

A  Comissão Eleitoral da OAB-GO se reuniu, nesta sexta-feira (23), com os integrantes das chapas que fizeram registro para disputar as eleições 2009 da instituição. Em pauta, a discussão de uma nova data para realizar as eleições da OAB-GO, antes marcada para o dia 20 de novembro.  Esta data se mostrou inviável porque a Câmara Municipal de Goiânia aprovou lei decretando feriado no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).

Por causa do feriado, seguindo regimento interno do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), os fóruns das comarcas do interior do Estado também estarão fechados. Como a OAB-GO utiliza, para as eleições, a estrutura das Salas dos Advogados, que estão localizadas dentro dos fóruns, o feriado inviabiliza a logística da votação. O Conselho Seccional tem atribuição regimental para definir a data das eleições, mas a Comissão Eleitoral, presidida pelo advogado Jamar Correia, destacou ser imprescindível a discussão do assunto, de forma amplamente democrática, com representantes de cada chapa.

Participaram da reunião representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, com o qual a Seccional firmou parceria para utilização das urnas eletrônicas, e das seis chapas que registraram suas candidaturas para as eleições da OAB-GO (Atitude, OAB Forte, Ordem, Justa e Cristalina, OAB Melhor e Renovação). A equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal informou que o TRE só pode realizar as eleições entre os dias 19 e 23 de novembro deste ano e que, após esta data, a parceria com a OAB-GO não seria viável devido a compromissos já agendados pelo Tribunal.

As chapas Renovação, OAB Forte e OAB Melhor votaram pela realização das eleições no dia 19 de novembro  e as chapas Atitude, OAB Justa e Cristalina e Ordem, pela realização no dia 23 de novembro. Devido ao empate, a Comissão Eleitoral, presidida por Jamar Correia, se manifestou no sentido de recomendar ao Conselho Seccional da OAB-GO, que tem a atribuição regimental para definir a data das eleições, que o pleito seja realizado no dia 19 de novembro. Para deliberar sobre o assunto, o Conselho Seccional da OAB-GO convocou uma sessão extraordinária para segunda-feira (26), às 17 horas.