Seccional participa de debate sobre reforma política em Brasília

14/06/2007 Antiga, Notícias

 


O conselheiro seccional da OAB-GO, Murillo Macedo Lôbo, participou, nesta quinta-feira, 14, do Seminário sobre Reforma Política promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) – em que o Conselho Federal da OAB tem assento -, em parceria com o Ministério da Justiça (MJ). O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, em seu pronunciamento, salientou que a reforma política é considerada pela entidade da advocacia, que apresentou ao Congresso Nacional e ao governo um conjunto de proposições nesse sentido, como “a mãe de todas as reformas”.


Britto acrescentou: “É preciso que a política seja valorizada em todas as suas formas, precisamos valorizar a democracia representativa e a democracia ativa, além de fortalecer o Parlamento, de forma que cada indivíduo se sinta representado; a sociedade quer participar dos destinos da nação, quer ser representada”.


Durante debate coordenado pelo presidente nacional da OAB sobre o “Aperfeiçoamento da democracia representativa – o financiamento das campanhas políticas e o voto em lista”, Cezar Britto afirmou que o grande desafio para a sociedade brasileira, em relação ao projeto da reforma política que cria o sistema do voto em listas – também chamado lista fechada, em que os eleitores escolherão partidos e não candidatos – “é fazer com que a democracia não regrida caso ele seja aprovado”.


“A discussão que temos que enfrentar é, primeiramente, se o voto em listas é ou não democrático e, em seguida, como superar a questão do caciquismo no voto por meio desse mecanismo político, tudo em um momento em que o Brasil ainda não está acostumado com o voto partidário”, sustentou o presidente nacional da OAB.


O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, durante todo o dia de hoje. Da mesa de abertura do seminário, além de Cezar Britto participaram o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o ministro das Relações Institucionais e secretário executivo do CDES, Walfrido Mares Guia; a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire; o líder do governo no Senado, Romero Jucá, e o presidente em exercício da CNC, Renato Rossi, entre outros participantes.


 


14/06 – 20h45

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×