Seccional leva serviços a Goianésia durante OAB-GO Itinerante

18/11/2011 Evento, Notícias

A seccional goiana da OAB-GO realizou a 14ª edição do programa OAB-GO Itinerante na quinta-feira (17). Desta vez, a subseção contemplada foi Goianésia, que recebeu os serviços e benefícios levados pela instituição. O evento foi realizado no Tribunal do Júri do fórum local. Comandado pelo presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o programa contou com a participação do presidente da Subseção de Goianésia, Oneidson Filho de Jesus; o juiz e diretor do foro local, Jonas Nunes Rezende; o procurador-geral do município, Emival Rezende; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Érico Rafael Fleury de Campos Curado; e o delegado da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Casag em Goianésia, Claudemir da Silva.

Uma das reclamações foi feita pelo presidente da subseção, em relação às entregas dos alvarás de soltura que são levados aos clientes por meio de um oficial de justiça sem que o advogado seja comunicado. "O trunfo do advogado é levar o alvará de soltura para o constituinte. Seria ideal que o oficial ligasse para o advogado para irem juntos", afirmou Oneidson. Henrique Tibúrcio reforçou a reclamação ao juiz do foro. "É a coroação do trabalho do advogado em relação a seu cliente, principalmente para o advogado criminalista", endossou. Jonas Nunes afirmou que não é responsável pela vara criminal, mas que a reclamação será repassada. "Vou transmitir o pedido ao colega responsável. Aí poderemos saber se é possível atender essa reivindicação, que considero justa", explicou.

Outra reivindicação foi relacionada a eventos da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) na cidade e um espaço físico para a sede da subseção. Tibúrcio explicou que basta entrar em contato com a CAJ para que a comissão leve serviços e programas à subseção. Quanto à construção da sede própria, o presidente da OAB-GO afirmou que esta é uma batalha da instituição, mas que é preciso viabilizar os recursos financeiros. "Estamos trabalhando para que as subseções sejam mais independentes. Podemos fazer parcerias com a prefeitura, igreja e outras instituições para auxiliar na construção, envolvendo todos, porque não será um espaço só da advocacia, mas de toda comunidade", explicou.

Dúvidas sobre publicidade e captação de clientela, além de denúncias sobre exercício ilegal da profissão também pautaram o debate. Henrique Tibúrcio afirmou que é preciso que os advogados informem a seccional para que haja investigação. "Não podemos aceitar esse tipo de prática, porque é desleal com nossa própria profissão", exaltou. Participaram também do programa o secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Alexandre Ramos Caiado; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Seleção e das Sociedades de Advogados, Julio Cesar Meirelles; o vice-presidente da Subseção de Goianésia, Rodrigo Pereira da Costa; o secretário-geral da unidade, Agenor Pires da Silveira; o secretário-geral-adjunto, Benedito da Silva Ribeiro; e o diretor-tesoureiro, Hyru Wanderson Bruno.

Serviços

O programa OAB-GO Itinerante ofereceu serviços aos inscritos da Subseção Goianésia durante toda a tarde. Os participantes puderam atualizar seus dados cadastrais e requerer a troca do cartão de identidade profissional, além de quitar débitos relativos à anuidade. Também foi possível encaminhar manifestações para a Ouvidoria-Geral da instituição, por meio de formulário, e sugerir temas de palestras para serem realizadas na subseção por meio da ESA.

A Casag ofereceu serviços de aferição de pressão arterial e engraxate e disponibilizou consultores do fundo de pensão OABPrev para prestar esclarecimentos aos interessados. Exemplares da Livraria do Advogado também estiveram à disposição para comercialização.

Homenagem

Os advogados da Subseção de Goianésia com mais de 25 anos de inscrição na OAB-GO foram homenageados durante o programa. Os homenageados receberam de Henrique Tibúrcio e Oneidson Filho um diploma em demonstração do respeito da seccional aos profissionais. "Estes advogados pioneiros merecem essa homenagem para que sirvam de exemplo para que os jovens profissionais vejam que é possível viver da advocacia, trabalhando honestamente", destacou o presidente da OAB-GO.

Confira abaixo a lista de homenageados:

Agenor Pires da Silveira
Cairo de Souza Leão
Edgar Caetano Rosa
Efrain Pereira da Silva
Edmundo Pereria Rocha
Emival Rezende
Ézio Mendes da Silva
Francisco José de Figueiredo
Guilherme Silvério de Araújo Júnior
Pedro Pinto da Cunha
Sônia Ferraz Veiga
Wanderley Pimenta Borges

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×