Sebastião Macalé assumiu nesta segunda-feira, 12, a presidência da OAB-GO. Ele substitui Henrique Tibúrcio, que deixa o comando da Seccional para tomar posse como secretário de Governo do Estado. O ato simbólico foi acompanhado pelos diretores da instituição, Julio Cesar Meirelles e Márcia Queiroz, conselheiros, presidentes de Comissões, advogados e familiares. Ainda presenciaram a transmissão de cargo o conselheiro federal Miguel Cançado, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás Ney Teles, o defensor público Cleomar Rizzo, o Controlador-Geral do município Edilberto Dias, o Procurador-Geral do Estado Alexandre Tocantins e o Procurador-Geral de Justiça Lauro Machado.
Ao passar o cargo para Macalé, Tibúrcio elogiou o caráter do colega, “um conciliador nato, que tem a temperança como uma de suas maiores virtudes”, e disse que presidir a OAB é um privilégio para o advogado. “Nós temos um papel sério na sociedade”, destacou.
Em seu discurso, Macalé afirmou que a quebra de paradigmas é uma constante em sua vida. Filho de um alfaiate com uma dona de casa, foi jogador de futebol, estudou Direito, entrou no cenário político, foi vereador, presidente da Câmara Municipal e secretário municipal. Ressaltou que se sente honrado em receber a presidência das mãos de Henrique Tibúrcio que, destacou Macalé, “é honrado e tem as mãos limpas”. O novo presidente lembrou a participação da OAB na história do Brasil . “Em todos os momentos importantes da história de nosso país, você percebe a participação efetiva e clara da nossa instituição. São nomes importantes do Direito como Rui Barbosa e Sobral Pinto, e tantos outros mais expoentes da democracia brasileira, que ajudaram a construir nossa história”, disse. “A Ordem sempre foi assim: forneceu e continuará oferecendo, como agora, no caso de Goiás, grandes nomes, pessoas preparadas, para que possam ajudar a sociedade brasileira”.
Seguindo o que consta no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, Sebastião Macalé deverá convocar sessão do Conselho para que, entre seus membros, seja escolhido o novo presidente que irá concluir o atual mandato. Em novembro deste ano haverá eleições diretas para a gestão de 2016/2018.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO