O consultor e especialista em Comunicação Jurídica, Rodrigo Bertozzi, palestrou, na manhã deste sábado (4), para os participantes do XXI Colégio Estadual de Presidentes, em Caldas Novas. Bertozzi falou sobre Tendências, Estratégias e Marketing Jurídico.
Rodrigo iniciou definindo o que é marca. "Significa agregar valores sobre a óptica do cliente ou do mercado". E marca jurídica "é percepção intuitiva de um cliente em relação a um serviço jurídico, a um profissional ou a uma banca". Para exemplificar citou as ações que a Seccional goiana da OAB têm desenvolvido e que são reconhecidas em todos os Estados. "A OAB-GO tem realizado um excelente trabalho, o Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da Seccional, por exemplo, é referência nacional", disse. "Isso é marca construída", completou.
O bom atendimento também foi abordado pelo consultor. De acordo com Bertozzi, atender bem está diretamente relacionado à edificação da marca jurídica. O consultor também destacou a importância da comunicação. "Geralmente quem sabe utilizar os instrumentos de comunicação torna-se líder ou referência no mercado jurídico".
Endomarketing também foi abordado na palestra. Rodrigo ressaltou a importância da motivação da equipe e a postura profissional dos líderes. "É preciso projetar o escritório pensando no futuro", disse. "Alguém precisará, futuramente, dar continuidade ao trabalho que foi iniciado, não basta trabalhar somente o marketing externo, o interno também é de extrema importância".
Bertozzi citou três atitudes que são a base para gerar a solidez da marca dos escritórios de advocacia e de seus profissionais: reputação, com base na aquisição de conhecimento; conexão com o cliente, priorizando o relacionamento; e atenção, principalmente às pequenas coisas, para exemplificar, citou a importância de retornar ligações.
O vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, considerou excelentes os assuntos abordados por Bertozzi. "O profissional precisa se preparar para o mercado e construir a sua marca faz parte disso", afirmou. O conselheiro seccional Pedro Paulo Guerra de Medeiros, que também presenciou a palestra, considerou o assunto abordado atual e de extrema importância profissional. "Orienta-nos a se posicionar no mercado, sugere formas não só de construir a credibilidade, mas também de mantê-la, disse.