O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás, Miguel Ângelo Cançado, participou nesta terça-feira (26) de reuniões com presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, na qual delegações dos municípios de Rio Verde, Iporá e Mozarlândia fizeram reivindicações para suas comarcas. O secretário-geral da OAB-GO, Celso Gonçalves Benjamin, e o diretor-tesoureiro da Instituição, João Bezerra Cavalcante, participaram do encontro.
O prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, solicitou a ampliação do número de varas na comarca. Com o acelerado desenvolvimento da economia do município e o crescimento progressivo da população, aumenta também o volume de processos em todas as áreas judiciais, ressalta Paulo Roberto. Daí a importância do pedido que fizemos hoje, explicou. O quadro populacional crescente e a grande movimentação econômica do município requerem um aparelhamento adequado da Justiça local, reiterou Miguel Cançado.
Segundo o juiz substituto Lavine Raja Gabaglia Artiaga, a Comarca de Rio Verde tem hoje 50 mil processos em andamento, dos quais 9.300 na 4ª Vara Criminal. Esta é a maior vara criminal do Estado em quantidade de processos criminais, observou o magistrado, ponderando ainda que Rio Verde é a terceira maior comarca em arrecadação de custas para o Poder Judiciário goiano.
Lenar se comprometeu a providenciar estudos para a criação das varas necessárias. Além disso, garantiu que permanecerão na comarca os juízes substitutos Lavine Raja Gabaglia Artiaga e Eduardo Tavares dos Reis, que atuam, respectivamente, na 4ª Vara Criminal e na área de família.
A reunião contou com as presenças do presidente da Subseção da OAB-GO de Rio Verde, Lauro Emrich Campos; dos conselheiros seccionais da OAB-GO Antônio Carlos Monteiro da Silva e Haroldo José Rosa Machado Filho; além de advogados e lideranças políticas da região.
Iporá e Mozarlândia
O presidente da Subseção da OAB-GO de Iporá, Marcus Antônio Rodrigues Dias, e o delegado da OAB-GO de Mozarlândia, Nelson Sales, solicitaram a permanência dos juizes substitutos Vinícius Caldas da Gama Abreu e Vanessa da Silva Baruki nas referidas comarcas. O presidente do TJ-GO informou que na manhã de hoje assinou expediente revogando, a partir do último dia 7, o Decreto Judiciário nº 622, de 16 de abril de 2007, que lotava o juiz substituto Vinícius Caldas na comarca de Mineiros, lotando-o a partir da mesma data
Também acompanharam a reunião a secretária-geral da Subseção da OAB-GO de Iporá, Dayse Lucy Silva Vilela, e a diretora-tesoureira da entidade, Catilene Adriana Morbeck; além de vários advogados e vereadores do município.
27/2 11h