A Comissão de Direito Ambiental (CDA) da OAB-GO e a Associação pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais (Arpa Brasil) realizaram na terça-feira (19) a palestra Maus Tratos aos Animais e sua Correlação com a Violência Contra as Pessoas. O evento foi realizado no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA) da seccional.
Para o presidente da CDA, Victor Alencar de Mendonça, a intenção da comissão é levantar a discussão sobre um tema que, apesar de muito discutido, é pouco compreendido. "Temos que trazer esse debate para o cidadão, mostrando que estamos falando sobre ética. Quando falamos sobre meio ambiente, falamos de nós mesmos." Sobre a propagação da proteção dos animais nas redes sociais, Victor destacou que é preciso mais diálogo. "A difusão da proteção é positiva, mas, se por um lado a proliferação da informação acontece, o diálogo não ocorre."
O presidente da Arpa Brasil, Alexander Noronha, agradeceu a parceria com a CDA. "Sem a OAB-GO seria impossível a realização do evento." Alexander falou sobre o trabalho da entidade e destacou a importância da proteção aos animais. "É uma questão de saúde pública, meio ambiente e respeito ao dinheiro público."
O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Mauro Rubem, também compareceu ao evento e ressaltou a importância de discutir o tema. "Também luto pela defesa dos animais. É impossível o ser humano estar sozinho, impossível viver sem os animais. Estamos aqui discutindo o futuro. Parabéns pela iniciativa da comissão e da Arpa Brasil."
O secretário de Segurança Pública do Estado, Joaquim Mesquita, parabenizou a seccional pela realização do evento e também falou da relevância da temática. "Este não deixa de ser um assunto importante para a Secretaria. É um tema bastante interessante e temos a percepção de que pessoas que maltratam animais caminham para atos de violência também contra pessoas." O capitão Cruvinel, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar também compareceu ao evento.
O palestrante da noite, capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo Marcelo Robis Francisco Nassaro abordou a relação entre os maus-tratos a animais e a pessoas. O capitão apresentou a Teoria do Link, desenvolvida nos Estados Unidos, que diz que violência contra pessoas e os maus tratos aos animais estão conectadas e que se tornam um círculo que continuará até que seja quebrado. Marcelo apresentou dados brasileiros que estão de acordo com a teoria. "Segundo dados da PM de São Paulo, das fichas criminais de pessoas autuadas por maus tratos, 32% tinham outras ocorrências. Destas, 50% eram de violência contra pessoas, a maioria eram de lesão corporal."
O capitão falou ainda da possibilidade da aplicação da Teoria do Link do Brasil como forma de prevenção primária a crimes futuros contra pessoas. "As secretarias de Segurança Pública precisam entender que os maus tratos aos animais são ocorrências tão graves como qualquer outra e que a prevenção a essa ocorrência previne crimes futuros contra pessoas."
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO