Ser parceira da Seccional Goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) no fortalecimento do papel social da advocacia e da instituição junto à sociedade; sempre defender as prerrogativas e os anseios dos advogados e advogadas. São esses os projetos da gestão da subseção de Caçu, presidida pelo advogado Robson Mendes de Ferreira no triênio 2022-2024.
“É a advocacia que atende o anseio social por Justiça”, considera o presidente. Para atingir esses objetivos, a diretoria da subseção tem em mente princípios muito claros. “Estamos trabalhando com muita seriedade, transparência e compromisso para vencermos os desafios nestes tempos de pós-pandemia que, aliás, são muitos”, pontua.
Segundo Robson, há outro elemento fundamental para dirigir a subseção no atual cenário. “Precisaremos não só de uma diretoria unida, mas toda a nossa classe unida e comprometida”, afirma.
A união da categoria é uma realidade. Caçu tem profissionais engajados com o crescimento da subseção, considera o presidente. Ele cita como exemplos a atuação dos membros das comissões, dos representantes da Casag e da ESA-GO, que estão firmando parcerias vantajosas com estabelecimentos comerciais e buscando cursos presenciais para qualificar os colegas da subseção.
“A advocacia de nossa região tem sido mais atuante e presente. Por sermos uma subseção nova, estamos sempre dispostos a aprender e melhorar”, diz. Instalada em 2017, Caçu teve sua primeira diretoria eleita em 2018. Antes, a subseção era uma delegacia jurisdicionada a Jataí.
Diálogo
O relacionamento republicano e respeitoso com os demais entes do sistema de Justiça é regra na subseção. “Buscamos sempre nos valer do diálogo para resolver os casos pontuais. Devemos sempre lutar o bom combate para fazer valer a Justiça”, pondera.
Na defesa das prerrogativas, Robson destaca a parceria e a atuação conjunta das Comissões de Direitos e Prerrogativas da subseção e da seccional no atendimento aos profissionais. “No primeiro semestre, tivemos apenas um caso em que nos foi solicitado auxílio. A nossa diretoria, a comissão da subseção e da seccional atenderam o pedido e acompanharam o colega advogado que necessitava do apoio”, afirma.
Estrutura
A segunda etapa da obra na sede da subseção, que envolve, por exemplo, a realização do paisagismo da parte externa, está na lista de prioridades para a subseção. A sede foi edificada e inaugurada em 2021 em um terreno localizado a cerca de 50 metros do Fórum de Caçu. O espaço abriga sala de trabalho com mobiliário, dois computadores, banheiro e copa, com as devidas adaptações para pessoas com deficiência.
A infraestrutura de trabalho em Caçu está completamente atualizada para uso da advocacia e colaboradores da subseção. “A sala da OAB de nossa subseção e da Delegacia de Itajá conta hoje com computadores e impressoras, móveis novos e modernos, para garantir um melhor conforto a nossos colaboradores e a todos os advogados e advogadas que precisarem fazer uso”, avalia.
Novidades
Caçu também busca inovar com ações que aproximem a OAB da sociedade. Robson lembra que, no primeiro semestre de 2022, a subseção realizou a sua primeira campanha do agasalho. Localizada na região sudoeste de Goiás, Caçu é uma das cidades que registram as mais baixas temperaturas no Estado durante o inverno. “Conseguimos realizar a nossa primeira campanha do agasalho de nossa subseção em prol das pessoas mais necessitadas de nossa cidade”, recordou.
Já com o foco de unir a advocacia da região, a diretoria da subseção realizou, em março, eventos comemorativos ao Mês da Mulher; e em junho, o primeiro arraiá da subseção, que reuniu presidentes das subseções de Quirinópolis, São Simão, advogados de Caçu, Aparecida do Rio Doce e Itarumã.
Currículo
Robson Mendes Ferreira exerceu a função de Escrevente junto a 4ª Vara Cível da Comarca de Goiânia no período de 1996 a 2000; advogado há 22 anos, com Pós-graduação (Lato Sensu) em Direito Civil pelo Centro Universitário de Goiás; Direito Previdenciário e Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (Atame). Ex-secretário-geral da OAB – Subseção de Caçu nos períodos de 2017/2018 e 2019/2021. Presidente da OAB – Subseção de Caçu e membro da Comissão de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da OAB-GO.