Em um momento que consolida sua trajetória como uma das principais referências do Direito do Trabalho no país, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins tomou posse, nesta quinta-feira (5), como acadêmico da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). O evento, inserido na programação do 39º Colóquio da ABDT, ocorreu na sede da Seccional, em Goiânia.
Durante a solenidade, a mesa de honra foi composta por autoridades do meio jurídico, acadêmico e institucional, entre elas o presidente da ABDT, Alexandre Belmonte; os juízes do Trabalho e acadêmicos da ABDT, Sérgio Teixeira e Platon Teixeira Neto; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18), Elvécio Moura; a procuradora-chefe do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Milena Costa; o procurador-geral Rafael Arruda, representando o Governo de Goiás; a desembargadora do TRT-18, Wanda Lúcia Ramos; a deputada federal Marussa Boldrin; o juiz do Trabalho Cleidimar Almeida; o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Augusto Ventura; e a vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Vieira.
Doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e com mais de 20 anos de atuação na advocacia, Rafael Lara passa a ocupar a 16ª cadeira da ABDT, cujo patrono é Alexandre Marcondes Machado Filho. A vacância ocorreu em razão do falecimento do primeiro titular, Antonio Carlos Bento Ribeiro, em 2022. Com a posse, Lara integra o colegiado responsável por contribuir para a evolução doutrinária e os rumos da Justiça do Trabalho no país.
Durante seu discurso, Lara relembrou com gratidão os antecessores da cadeira nº 16 e agradeceu à família, aos amigos, aos colegas de trabalho, aos subscritores na Academia e a todos os presentes, destacando o apoio recebido ao longo de sua trajetória.
“Entro nesta Academia após mais de 10 anos de admiração, estudo e o sonho constante de um dia fazer parte. Muitos dos acadêmicos que hoje aqui estão são autores das obras que fundamentaram minha formação e orientaram meus estudos ao longo da carreira. Por isso, é uma honra imensa poder caminhar ao lado de quem tanto admirei, e continuo a admirar. Estar entre vocês torna este momento ainda mais especial e profundamente significativo para mim”, disse, emocionado.
Ao assumir a cadeira, ele destacou, ainda, o compromisso de aprofundar os estudos e a pesquisa em Direito do Trabalho, dialogar com a realidade social e os novos desafios do mundo do trabalho, formar e inspirar novas gerações de juristas e defender, de forma firme, os princípios e valores que sustentam o Direito Laboral.
Integração ao corpo acadêmico
Durante o evento, a integração de Lara ao corpo de acadêmicos foi recebida como um passo a mais no fortalecimento do diálogo entre a advocacia militante e a alta academia. A solenidade formalizou seu ingresso na instituição, mas também projetou para o debate nacional as marcas de sua gestão à frente da OAB-GO: a modernização institucional e a defesa intransigente das prerrogativas. Agora, esse perfil combativo e técnico ganha eco dentro da ABDT, garantindo que os desafios reais enfrentados pelos advogados e advogadas no dia a dia sirvam de base para a evolução da doutrina trabalhista no país.
O presidente da ABDT, Alexandre Belmonte, destacou a relevância institucional da posse e o papel da Academia no cenário jurídico nacional.
“A posse de um novo acadêmico ocorre em um momento aflitivo para a comunidade jurídica trabalhista, em que se discute a finalidade e a abrangência da Justiça do Trabalho. É justamente a partir da entrada de novos membros que se inicia e se impulsiona a evolução do Direito do Trabalho. Nesse contexto, Rafael se destaca por sua oratória, sua capacidade de articulação, seus textos densos e suas aulas brilhantes. Seja muito bem-vindo!”, disse.
Na ocasião, o acadêmico Platon Teixeira afirmou que é uma alegria participar da solenidade de posse, destacando que a trajetória de Rafael, marcada por brilho, esforço e dedicação, engrandece o sodalício e honra a Academia Brasileira de Direito do Trabalho.
“Seu currículo Lattes, com 378 páginas, está entre os mais expressivos que se pode encontrar e revela, de forma inequívoca, o quanto Rafael é incansável na produção acadêmica, na atuação profissional e no compromisso com o Direito do Trabalho. Tudo aquilo a que se dedica ganha dimensão e relevância. Não tenho dúvidas de que sua presença contribuirá de maneira decisiva para o engrandecimento, o fortalecimento e a projeção cada vez maior da nossa Academia”, pontuou.
Presenças
Prestigiaram o evento toda a diretoria da OAB-GO, nas figuras do vice-presidente, Thales Jayme; da secretária-geral, Talita Hayasaki; da secretária-geral adjunta, Thaís Sena de Castro; e do diretor-tesoureiro, David Soares. Pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), estiveram presentes o presidente, Eduardo Cardoso Júnior, a vice-presidente, Larissa Junqueira Bareato, a secretária-geral, Chrissia Bandim, e o secretário-geral adjunto, Ivan Trindade. Pela Escola Superior da Advocacia (ESA), participou o diretor-presidente, Rodrigo Lustosa, entre outros membros do Sistema OAB.
Também prestigiaram a solenidade os conselheiros federais por Goiás Ariana Garcia, Anna Vitória Gomes Caiado, Pedro Paulo de Medeiros e Wandir Allan, o ex-presidente da OAB-GO Sebastião Macalé, além de conselheiros seccionais, membros de comissões da Ordem e presidentes de subseções. O evento contou ainda com a presença de representantes da sociedade civil, vereadores, parlamentares e outras autoridades.





