Presidente Lúcio Flávio toma posse como membro da Abracrim

15/12/2016 Institucional, Notícias

Diante de um auditório tomado pelos futuros advogados que compareceram nesta quinta-feira (15) à sede da seccional para receberem a tão sonhada carteira profissional da OAB, o presidente Lúcio Flávio de Paiva tornou-se o mais novo membro da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim). A assinatura do termo de posse foi acompanhada pelo presidente da regional da Abracrim em Goiás, Alex Araújo Neder, e Rosângela Magalhães de Almeida, que também integra a associação. Em seu breve discurso, Lúcio Flávio afirmou que sua filiação na entidade é, sobretudo, um ato simbólico, uma vez que é reconhecidamente um advogado que atua na área cível.

“Em primeiro lugar, isso mostra de maneira concreta o respeito e o compromisso que a OAB Goiás tem com a advocacia criminal, além do reconhecimento da legitimidade e do auxílio prestado pela Abracrim na defesa dos advogados que atuam na área criminal. O segundo ponto é o compromisso que eu, Lúcio Flávio, tenho como presidente da Ordem com a defesa do direito de defesa. A base de qualquer regime democrático que se submeta ao império da lei é garantir a todo e qualquer cidadão o contraditório, a ampla defesa, o devido processo legal e a presunção de não culpabilidade. Todos esses ganhos civilizatórios têm sido colocados à prova nos momentos recentes de nossa República”, refletiu.

A questão foi reforçada por Alex Neder, que também é membro da diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Goiás. “Chegamos ao ponto de termos de proclamar a defesa do direito de defesa, em virtude da imensa relativização pela qual estamos passando nestes tempos, em relação à nossa Constituição Federal, nos direitos e garantias fundamentais”.

Neder também aproveitou para parabenizar os futuros advogados presentes na solenidade e na sequência apresentou os objetivos da Abracrim. “Representamos Goiás na instituição e nossa intenção é lutar pela defesa das garantias fundamentais, o respeito à Constituição e, principalmente das nossas prerrogativas, os direitos essenciais que o advogado têm em defesa de seu constituinte. Há, portanto, uma convergência de interesses entre a OAB e a Abracrim”, detalhou.

Finalizando, a advogada criminalista Rosângela Magalhães de Almeida, que também atua na OAB à frente da presidência da Comissão do Advogado Professor (CAP), mencionou de forma elogiosa alguns colegas que compõe a associação e parabenizou Lúcio Flávio pela atuação como presidente, mas especialmente pela filiação. “A advocacia criminalista é a que mais precisa do apoio da Ordem. Somos muitos discriminados, até mesmo pelos nossos próprios colegas´. Aquela máxima de que ‘advogado defende bandido’ precisa ser definitivamente superada ”, concluiu.

Antes do início da solenidade, o presidente Lúcio Flávio aproveitou para cumprimentar Rosângela e todas as mulheres presentes no evento, pelo Dia da Advogada, celebrado na data de hoje.

(Texto: Marília Noleto – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)   

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×