O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado, fará nesta sexta-feira (15) a primeira visita desde sua posse à OAB-GO. Ele participa do XXVIII Colégio de Presidentes de Subseção, que reúne as 42 unidades da Ordem em Goiás. Marcus Vinícius assumiu a OAB no dia 1º de fevereiro, mas sua posse solene foi realizada na última terça-feira (12). Em seu discurso, prometeu "republicanizar" o Brasil.
A OAB manterá, de acordo com o presidente, uma pauta permanente voltada para a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana e da justiça social, a proteção dos direitos fundamentais, o respeito às minorias e o enfrentamento de problemas como a superlotação carcerária, a prisão perpétua dos doentes mentais, o tráfico de pessoas e de escravos. “Não nos afastaremos da defesa da democracia e da liberdade”, disse.
Tráfico de pessoas
Uma das pautas do Colégio de Presidentes será o enfrentamento do tráfico de pessoas em Goiás, 4º colocado no ranking nacional. Na quarta-feira (13), a OAB-GO, em parceria com a Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualada Racial (Semira), realizou, o seminário Tráfico de Pessoas, como Enfrentar o Problema?.
O evento reuniu as maiores autoridades do País no assunto e produziu um documento que será entregue às autoridades goianas como propostas para reduzir o tráfico de pessoas no Estado. Grande parte do problema está no interior goiano e o presidente Henrique Tibúrcio vai orientar os presidentes de subseção a implementarem planos de ação em suas respetivas comarcas.
A OAB-GO tem 42 subseções no interior do Estado, que têm atuação nos 246 municípios goianos. Os presidentes das subseções estão reunidos no Colégio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO