O presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, participou, nesta quinta-feira (25), do Ciclo de Palestras da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) na Subseção de Luziânia. O evento contou com palestra do secretário-geral adjunto da OAB-GO, Otávio Alves Forte, sobre o Novo CPC, e do presidente da CAJ da seccional, Wanderson de Oliveira, e da CAJ de Luziânia, Manoel Felipe Santiago Júnior, sobre as ações da comissão.
O evento contou ainda com as presenças do presidente e do vice-presidente da subseção, Divino Luiz Sobrinho e Ivan José Thomazi, respectivamente, dos conselheiros seccionais Alexandre Prudente Marques e Márcio Messias, do secretário-geral da CAJ, Luiz Alves de Carvalho Filho e com os membros da CAJ, Murilo Souza, Austrianni Delamar e Raianne Ramos.
Na abertura do evento, o presidente Enil Henrique destacou a luta da OAB-GO pelo pagamento das unidades de honorários dativos (UHD) aos advogados dativos. Enil relembrou os convênios feitos com o governo do Estado de Goiás e as últimas reuniões, realizadas com o governador Marconi Perillo e a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, em que ficou acertado o reajuste da UHD e o pagamento das parcelas atrasadas o que, entretanto, não foi cumprido ainda. "Precisamos encampar esta luta. O que estamos fazendo não é uma afronta ao governo, mas a advocacia tem que buscar ser respeitada. Vamos nos posicionar", ressaltou.
Na palestra de abertura, Otávio Alves Forte falou sobre os impactos do novo CPC na advocacia, já que o código foi aprovado pelo congresso e entrará em vigor em 2016. "Pensar que o novo CPC não vai entrar em vigor é teoria da conspiração e o melhor caminho estarmos preparados", destacou.
Otávio ressaltou ainda que o novo CPC é um novo modelo de processo civil, que se preocupa com a solução do litígio e que traz conquistas para os advogados, como o descanso semanal remunerado, férias, maior justiça nos honorários e cooperação entre as partes. "O novo código não vai só impactar na advocacia, mas vai mudar a forma de atuação dos agentes que compõem o Direito. Eventos como esse de hoje são importantes para nos prepararmos para estas mudanças", finalizou.
Em seguida, Wanderson e Manoel Felipe falaram das ações da CAJ no âmbito da seccional e das subseções, destacando eventos como OAB Vai à Escola e OAB Vai à Faculdade. "Temos nos preocupado com a qualidade dos serviços que prestamos e já temos alcançados resultados satisfatórios na subseção. Trabalhamos para aproximar toda a advocacia, não só a jovem, da instituição", declarou Manoel.
(Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)