A OAB-GO tem feito um intenso trabalho de divulgação do papel institucional da entidade junto aos advogados inscritos na seccional. Os padrões éticos que devem ser observados pelos advogados no exercício da profissão também têm sido discutido pela entidade, tanto na capital como nas subseções do Estado. Nesta quinta-feira, 3, o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, abordou o assunto no 4º Seminário Jurídico da Subseção de Pires do Rio, juntamente com o presidente da Comissão de Direitos e Prorrogativas da OAB-GO, Celso Benjamin, que enfocou um tema de grande relevância para o dia-a-dia do advogado: as Prerrogativas Profissionais. Participaram do evento a diretoria da subseção, presidida por Antônio dos Reis, o conselheiro e diretor adjunto da ESA, Cleomar Rizzo e autoridades do município, além de advogados de Pires do Rio e região.
A discussão de padrões éticos na advocacia se faz necessária à medida que se busca o pleno cumprimento das prerrogativas dos advogados. No momento em que os episódios do PCC e do Congresso Nacional ganham as manchetes dos jornais e colocam a advocacia a mercê da opinião pública, a necessidade de que os advogados cumpram os preceitos éticos foi um dos alertas do presidente da OAB-GO aos profissionais presentes. Somos os porta-vozes do cidadão sofrido, que precisa da entrega da prestação jurisdicional e que não a recebe. Devemos fazer a cobrança desses serviços, mas dentro da legalidade. Numa categoria numerosa como a nossa, composta hoje por 517 mil advogados, segundo o Conselho Federal, existem sempre aqueles que cometem desvios éticos, muitas vezes, por pura falta de conhecimento.
Em Goiás não há casos de advogado que tenha se envolvido com facções criminosas, ou levado celulares e armas para os presídios. Se houver, seremos rigoros na punição desses advogados, a ponto de, em casos extremos, desabilitá-los dos quadros da Ordem, ressaltou Miguel Cançado.
Além de discutir sobre a conduta do advogado, Miguel Cançado também ressaltou as conquistas e os benefícios entregues pela instituição à subseção de Pires do Rio, entre eles: a realização de um curso sobre Direito de Família com a especialista de São Paulo Cláudia Stein, a entrega de equipamentos de informática, máquina fotocopiadora, aparelho de ar-condicionado e novos móveis. Ao final do seminário os advogados foram convidados pelo presidente da subseção a conhecerem a nova estrutura da biblioteca, que foi totalmente estruturada com estantes de mogno e equipada com novos volumes.
O advogado Gilberto Lobo Paes elogiou a atual diretoria da OAB-GO, destacando os cursos e seminários promovidos em prol da reciclagem da categoria. Os benefícios não foram simplesmente físicos, como os que recebemos. Mais do que isso, você presidente, e a atual diretoria, souberam valorizar a classe nesses 2 anos e meio de mandato.
04/08 18h30