A presidente da Comissão Especial do Advogado Sênior (CEAS) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Sara Mendes, esteve presente, na manhã desta quarta-feira (20), em evento realizado pela OAB-SP, para discutir os direitos, qualidade de vida e saúde do idoso.
O evento foi promovido pela presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da OAB-SP, Adriana Maria de Fávara Viel, e contou com a participação de advogados e especialistas em saúde do idoso. A presidente Sara Mendes foi um dos destaques do encontro e compôs mesa expositora abordando tema sobre os Direitos dos Idosos na sociedade.
O encontro foi destinado à conscientização do processo de envelhecimento e os palestrantes abordaram sobre os principais problemas enfrentados pelas pessoas idosas diante à sociedade e suas limitações.
Sara comenta que essa discussão é de extrema importância social já que o percentual de advogados acima de 40 anos em Goiás é grande. ”A população brasileira está envelhecendo e não está preparada para o envelhecimento. Entender esse processo é muito importante e para isso precisamos ter nosso psicológico bem preparado”, afirma a presidente da CEAS.
“Sinto-me emocionada e comovida com esta situação, pois este é um tema que agora está em destaque nas OABs de todo Brasil. Os advogados estão percebendo a real necessidade de ter um olhar diferenciado para esta questão”, acrescenta Sara.
Dentre os presentes estiveram a presidente da CDPI-SP, Adriana Maria de Fávara Viel; a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-SP), Maísa Karalla; a neuropsicóloga e coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês, Gislane Gil; e a nutricionista clínica e mestre em nutrição humana, Elci Almeida Fernandes.
(Texto: Blender Barbosa – Estagiário da Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)