Presidente da CDPrev se reúne com Perícia Médica Federal em busca de melhorias técnicas

09/05/2024 Comissões

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário (CDPrev) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Marly Marçal, visitou a Divisão Regional da Perícia Médica Federal 31 (DRPMF31), na manhã do dia 6 de maio. O objetivo da ida ao órgão foi para discutir problemas técnicos recorrentes, enfrentados nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A advogada foi recebida por Luciano Fonseca Pereira, chefe da DRPMF31; George Barreto, delegado da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) em Goiás; também por Tiago de Oliveira Magalhães, Janaína de Souza Santos e Luiz Roberto Silva, peritos médicos federais da DRPMF31.

Entre as principais questões abordadas, destacaram-se os laudos inconsistentes, a frequente necessidade de remarcação de perícias e principalmente a carência de peritos médicos nas agências do estado. Outro apontamento foi a ausência de um documento de identificação para crianças e adolescentes durante as perícias médicas – o que eleva os riscos de fraudes e erros de identificação.

A presidente da CDPrev enfatizou a necessidade de uma colaboração mais estreita entre a OAB-GO e as autoridades de perícia médica para resolver essas questões. “É essencial que trabalhemos juntos para garantir a eficiência e a segurança nos processos de perícia médica. Apenas em colaboração poderemos proteger os direitos dos segurados e contribuindo para a integridade do sistema previdenciário”, declarou Marly.

“Essa reunião marca um passo importante na busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela perícia médica em Goiás. A expectativa é de que iniciativas e propostas concretas surjam como resultado dessas discussões. A CDPrev continua comprometida em representar e defender os interesses dos advogados previdenciários e dos cidadãos que dependem desses serviços essenciais”, finalizou a presidente.