A OAB-GO pretende realizar a segunda edição do Prêmio Wanderley de Medeiros no ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, durante a entrega da premiação aos vencedores da primeira edição. Foram premiados os melhores artigos com o tema Mídia e Criminalidade. O concurso foi uma promoção da Escola Superior de Advocacia (ESA). A entrega aconteceu durante sessão plenária realizada na quarta-feira, 1º de novembro. Além da diretoria da OAB-GO e da ESA, estava presente o advogado Pedro Paulo de Medeiros, filho do ex-presidente da OAB-GO, Wanderley de Medeiros, que morreu em setembro deste ano. Os trabalhos vencedores serão publicados no site da OAB-GO e na Revista da seccional.
Foram premiados os advogados Geraldo Rosa Vieira Júnior, 37 anos, que ficou em primeiro lugar, Janaína Cordeiro Campos Ribeiro de Freitas, 24 anos, em segundo lugar, e Janaína Santos Povoa, 27 anos, terceiro lugar. Geraldo é inscrito na Ordem há 12 anos. Vive e trabalha a advocacia criminal. É minha grande paixão, disse. Ele parabenizou a iniciativa da OAB-GO e da ESA em promover um concurso que incentiva a cultura. Há um vácuo nesta área de incentivo ao estudo jurídico e a OAB-GO vem suprir esta falha com esta promoção.
Janaína Cordeiro afirmou que tanto a homenagem a Wanderley de Medeiros quanto a realização do concurso foram pertinentes. Temas como o crime organizado e o Direito Criminal estão atuais e precisam ser mais pesquisados. Para Janaína Santos, que ficou em terceiro lugar, é necessário incentivar a produção científica. Com o concurso, a OAB-GO abriu este leque e outras atividades como esta poderão ser realizadas.
O advogado Pedro Paulo Guerra de Medeiros se disse honrado com a homenagem. Meu pai sempre acreditou que todos têm que ser defendidos. Ele nunca defendeu o crime e sim o direito à defesa, afirmou. Espero continuar nesta convicção de meu pai e me alegra muito ver colegas como estes, que venceram o concurso, interessados no Direito Criminal.
03/11 14h15