Diante mais de 1,5 mil advogados e advogadas, o presidente Rafael Lara Martins reafirmou o compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) para o triênio 2025/2027 com a defesa da democracia, das prerrogativas da advocacia e com a Justiça.
Em cerimônia de posse na tarde desta sexta-feira (14 de fevereiro), ele destacou que “a OAB não pertence a partidos, grupos ou ideologias, mas sim à Constituição e à defesa intransigente da cidadania”.
“A advocacia é a última esperança da sociedade pela garantia dos seus direitos, pela preservação da democracia e pelo cumprimento efetivo da Constituição Federal. Nossa voz reverbera alto e longe, com autoridade e decisão, porque somos a voz da cidadania”, afirmou o presidente reeleito.
Rafael Lara Martins também enfatizou a necessidade de um trabalho sério, baseado na articulação estratégica e na atuação institucional da OAB. “O embate é necessário, sim, mas o caminho mais eficiente para mudanças estruturais é a articulação responsável, firme e estratégica”, destacou.
A gestão também reafirmou seu compromisso com a modernização da Ordem, a defesa intransigente das prerrogativas da classe e a ampliação do alcance da OAB pelos quatro cantos de Goiás. Além disso, foi ressaltada a importância do diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para assegurar avanços estruturais que impactem positivamente a advocacia e a sociedade.
“A gestão da OAB demanda ações, não ‘likes’. Nossos projetos não são executados pelas redes sociais, e as pautas da advocacia não são defendidas por curtidas ou seguidores. O trabalho verdadeiro e transformador não se mede em cliques, mas em avanços concretos”, reforçou.
Rafael Lara Martins ressaltou que a OAB-GO continuará a lutar de forma incansável pelos direitos dos advogados e dos cidadãos. “Nosso compromisso está mais vivo do que nunca. A nossa bandeira é a Constituição, e nossa missão é garantir que se faça Justiça”, concluiu.
Presenças
Entre as presenças na cerimônia de posse, estiveram o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento Cordeiro; a secretária-geral, Rose Morais; a secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro; e o diretor-tesoureiro, Délio Lins; além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto.
Entre as autoridades do Judiciário, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargadora Iara Teixeira Rios; o diretor do Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária em Goiás, juiz federal Marcos Silva Rosa; e a diretora do Foro de Goiânia, Patrícia Bretas.
Ainda, compareceram o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, representando o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes; e o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes.
O procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis; e a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castelo Branco Mariz de Oliveira. A cerimônia também contou com a presença de autoridades políticas, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto; o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela; o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira; e a subprocuradora-geral de Assuntos Administrativos, Luciana Benvida Bettini e Souza de Rezende, representando a Procuradoria-Geral do Estado.
O evento contou com a presença de representantes de diversos conselhos profissionais, incluindo os de Medicina, Economia, Farmácia, Contabilidade, Administração, Química, entre outros. Também prestigiaram a ocasião os desembargadores provenientes do Quinto Constitucional da advocacia: Nicomedes Domingos Borges, Anderson Máximo, Itamar de Lima, Vicente Lopes e Welington Luís Peixoto. Além disso, o evento contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Procon, do Sicoob UniCentro Br., na pessoa do presidente Diogo Mafia Vieira, da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), da Comurg, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), entre outras instituições.
Por fim, a cerimônia teve a participação expressiva dos presidentes das subseções da OAB-GO, reforçando a representatividade e a união da advocacia em todo o estado.