O 50º Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), realizado nesta quinta-feira, 09 de outubro, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Leandro Crispim, que reforçou o diálogo institucional entre o Poder Judiciário e a advocacia goiana. O encontro foi promovido no Meu Escritório OAB/Casag, localizado no Centro de Goiânia.
Esta é a primeira vez, desde a primeira edição do colégio de presidentes, realizada em 2000, que um presidente do TJ-GO participa da abertura e responde às demandas de todas as 57 subseções da Seccional Goiana. O Colégio de Presidentes é um fórum que busca discutir agenda de ações da advocacia de todo o Estado e é realizado duas vezes a cada ano.
O anfitrião e presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a importância da presença do chefe do Judiciário goiano no evento. “A presença do presidente simboliza o fortalecimento do diálogo entre a advocacia e o Judiciário goiano. É por meio dessa interlocução respeitosa e permanente que conseguimos avançar em pautas de interesse comum e na defesa das prerrogativas da advocacia”, declarou Lara.
Entre as pautas debatidas pela advocacia com o presidente do Judiciário estão: a reforma nos fóruns; melhoria no atendimento dos servidores; criação de limitador de acesso aos processos nos sistemas de Justiça, a fim de coibir golpes; acompanhamento da atuação de profissionais com inscrição suplementar, para verificar a regularidade das inscrições; e adequações no Projudi.
“O Poder Judiciário e a advocacia caminham juntos na construção de uma Justiça mais célere e efetiva. Este diálogo é essencial para aprimorar nossos serviços e garantir um atendimento mais humano e eficiente ao cidadão”, afirmou o presidente do TJ-GO.
Diálogo institucional
O presidente do TJ-GO esteve presente durante a sessão de abertura e respondeu integralmente às pautas do Judiciário apresentadas pelos presidentes das subseções. O gesto foi recebido com entusiasmo pela advocacia, que destacou a relevância do canal direto de interlocução entre as instituições.
Crispim ressaltou, em vários momentos de suas manifestações, a importância da cooperação institucional com a advocacia e do fortalecimento do sistema de Justiça em benefício da sociedade.
O 50º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO reúne lideranças da advocacia de todo o estado, com o objetivo de discutir temas institucionais, propor melhorias na estrutura da Ordem e estreitar as relações com os Poderes constituídos.
Presenças
Estiveram presentes no primeiro dia do Colégio a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; a secretária-geral adjunta da OAB-GO, Thaís Sena de Castro; e o diretor-tesoureiro da OAB-GO, David Soares. Pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), estiveram presentes o presidente, Eduardo Cardoso Júnior; a secretária-geral, Chrissia Bandim; o diretor-tesoureiro, Rodrigo Guedes; e os diretores-adjuntos, Valéria Pires e Willer Lourenço.
Pela Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), marcaram presença o diretor-presidente, Rodrigo Lustosa, e os diretores-adjuntos Mariana Dias, Gustavo Mota e Michel Magul. Também estiveram presentes a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ludmila Torres; e o presidente do Sistema de Defesa das Prerrogativas (SDP), Alexandre Pimentel, além de conselheiros seccionais, federais e membros de diversas comissões da Ordem.
Pelo TJ-GO, também estiveram presentes o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda; o juiz auxiliar da Corregedoria Geral, Marcus Vinicius de Oliveira; e os juízes auxiliares da presidência do Tribunal, Jussara Louza, Reinaldo Dutra e Gustavo Assis Garcia.
O colégio de presidentes acontece, em Goiânia, nesta quinta e sexta-feira (09 e 10 de outubro).