O presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Nacional, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, abre hoje o XVI Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO. O evento terá início às 19h30, na sede administrativa da OAB-GO, e vai até quinta-feira, 12, discutindo temas como Prerrogativas Profissionais, Ética na Advocacia, Código de Organização Judiciária, entre outros. Paulo Medina irá falar sobre o ensino jurídico no Brasil.
Paulo Roberto de Gouvêa Medina alerta os estudantes: Há 964 cursos de direito autorizados no Brasil. Existem muitas escolas ruins, criadas apenas com fins mercantilistas. Segundo ele, apenas
O professor também acredita que o candidato deve procurar a OAB nacional para saber se o curso recebeu da entidade um parecer favorável para a sua criação. Ele sugere desconfiança em relação a vestibulares muito fáceis, em que não há candidatos suficientes para preencher as vagas. O aluno mal selecionado vai ganhar diploma do mesmo jeito, lembra.
Outra dica do advogado é que o candidato consulte a publicação OAB Recomenda, que traz uma listagem de cursos indicados pela entidade. A última edição, de janeiro de 2004, pode ser consultada na internet ou adquirida na OAB, em Brasília, por R$ 15.
Paulo Roberto de Gouvêa Medina é formado em Direito. É presidente da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB. Já integrou o quadro jurídico da prefeitura de Juiz de Fora que, por duas vezes chefiou. É professor adjunto da Faculdade de Direito da UFRJ, da qual foi diretor. É membro efetivo do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. É autor de ensaios e artigos jurídicos publicados em obras coletivas e revistas especializadas.
10/10 12h