A engenheira eletricista Fátima Raimondi, especialista em Gestão de Negócios, e a gerente jurídico Maria Luiza Bueno, falaram sobre a atuação de mulheres em conselhos consultivos de empresas durante o evento Mulheres e Conselhos de Administração, realizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO na quarta-feira (28), no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Fátima falou sobre a importância dos conselhos de administração das empresas e a diversidade nesses órgãos, como a inclusão de mais mulheres nessas esferas corporativas. A palestrante, que é membro do Comitê de Pessoas do Conselho da Natura, ex-presidente da Ericsson do Brasil e de Portugal e membro do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Sueco-Argentina e Sueco-Brasileira, também mostrou o que esses conselhos têm discutido. ?É muito importante que as empresas tenham um conselho atualizado, dinâmico, que tome decisões de impacto positivo?, diz.
Já Maria Luiza Bueno explanou sobre projeto de lei que tramita no Senado, o qual visa a dar mais acessibilidade às mulheres nos conselhos de administração das empresas brasileiras. No País, esses conselhos são compostos por entre 3% e 5% de mulheres, índice considerado muito pequeno em relação a países europeus.
O evento foi mediado pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Karine Dias, e também contou com a presença da presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-GO), Maria José das Neves Duarte. Para Karine, em vista do engajamento das mulheres no mercado de trabalho, é relevante promover eventos que tragam pessoas com a experiência e o know-how da Fátima Raimondi. ?Hoje a advogada e a mulher atuam em todas as áreas e cada vez mais fazem parte do mundo corporativo, das grandes discussões, prova disso é a recente eleição de Graça Foster para a presidência da Petrobras?, afirma.
Participação
A advogada Maria Luiza Rios prestigiou o evento Mulheres e Conselhos de Administração. Para ela, a exposição ?agrega valor para as mulheres que querem ocupar cargos de liderança no mercado de trabalho?. ?É uma palestrante de peso, que tem muita coisa para passar?, comenta.
A estudante do 9º período de Direito Karine Silva Matsuoka também compareceu para ver a abordagem da palestrante como administradora. ?É uma área que me interessa e na qual talvez eu me especialize?, diz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO