Palestrante fala sobre causas da violência

30/05/2009 Evento, Notícias

 

"Urbanização desordenada, ausência do Estado e a miséria são componentes determinantes para o crescimento da violência." A opinião é do advogado Luiz Flávio Gomes, fundador e presidente do Instituto de Ensino Jurídico que leva seu nome.

A miséria, segundo ele, não é a única causadora da violência. "Mas se aliada à urbanização desordenada, com condições de vida precárias, falta de policiamento, segurança, saúde, educação, lazer e falta de expectativa de emprego, a miséria se torna naturalmente causa determinante da violência", detalha. "Aí surgem os homicídios, roubos, seqüestros e estupros."

Para Luiz Flávio Gomes, um dos problemas é que o Brasil convive muito bem com a miséria e esta gera perturbações na sociedade. "É da  nossa cultura conviver  com a miséria, com a desgraça e com a exclusão", cita. "E os nossos jovens excluídos? O que eles aprendem, além de ofender as outras pessoas? Eles estão na escola da rua, onde não aprendem os valores morais e de respeito", diz o professor ao ressaltar que muitas pessoas aprendem hoje nas ruas. "A conclusão disto é que há um incremento da violência no País".

Mestre e Doutor em Direito penal, Luiz Flávio Gomes foi um dos palestrantes das Jornadas de Direito Criminal. O evento, promovido pela OAB-GO e pela Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), termina neste sábado (30), na sede administrativa da Seccional.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×