Seguindo a programação do 1º Encontro Notáveis de Direito, realizado com patrocínio da OAB-GO e de uma série de outras instituições, na tarde desta terça-feira (5), os participantes contaram, no período da tarde, com palestra sobre técnicas de memorização e aprendizagem acelerada e com mesa redonda sobre a abordagem prática do novo Código do Processo Civil.
Segundo o palestrante Felipe Lima, um evento deste porte é muito importante por trazer juristas de renome que dão base para formação e para reciclagem, tanto para quem está entrando no mercado de trabalho quanto para advogados atuantes.
“Percebi que os participantes aproveitaram muito, tanto os estudantes de Direito quanto os advogados mais experientes. Minha palestra teve o intuito de ensinar a fazer dos estudos, que fazem parte do cotidiano de um jurista, mais prazeroso e eficiente”, afirmou.
Para o diretor-adjunto da OAB-GO, participante da mesa redonda, Otávio Alves Forte, os debates sobre o novo Código do Processo Civil foram fundamentais, uma vez que, a partir do próximo ano, serão alteradas a aplicação e a interpretação do Direito no País, em função dele.
“O evento trouxe grandes processualistas que estiveram diretamente envolvidos na discussão do projeto de lei, na Câmara dos Deputados, e que trouxeram debates e entendimentos sobre o novo CPC em um momento em que toda comunidade jurídica está voltada para seu estudo”, disse.
Ainda segundo Otávio, a mesa redonda atingiu sua finalidade de extrair opiniões diferentes. “Foi excelente porque tivemos na platéia alunos, advogados, magistrados e representantes do Ministério Público, que fizeram perguntas e colocações sobre o tema”, disse.
De acordo com o professor da PUC-GO, debatedor da mesa redonda, João Augusto Castro "o evento despertou nos participantes a vontade de entender e estudar o novo CPC”, afirmou.
A programação completa pôde ser assista ao vivo pelo endereço eletrônico www.oabgo.org.br/esa. Para Otávio Forte, o canal ESA, lançado pelo presidente Enil Henrique, é um serviço excelente para democratizar o acesso à informação e ao conhecimento a todos os advogados. “Recebemos mensagens de advogados durante todo o evento que estavam em diversas cidades, juntos com seus alunos, assistindo o evento. Então, vejo como um serviço de extrema importância para levar conhecimento ao advogado em um momento tão importante, o de conhecer o novo processo para orientar a atuação a partir do ano q vem”, concluiu.
(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)