Em agosto, a Ouvidoria da OAB-GO completou 4 anos de criação. Neste período foram registrados mais de 4 mil atendimentos. Mensalmente, o departamento recebe mais de 120 solicitações. “Esse serviço tem contribuído para que a atuação da OAB-GO seja ainda mais respeitada”, comenta o ouvidor, Eduardo Scartezini.
Com a fundação da Ouvidoria, foi criado um canal de comunicação entre a OAB-GO e toda a sociedade. O departamento pode ser acionado em casos de sugestões, informações ou reclamações. De acordo com Scartezini, a Ouvidoria está aberta não só para atender aos inscritos, mas principalmente, para receber manifestações de clientes de advogados e cidadãos que perceberem que algo está errado. “Caminhamos com independência na Ouvidoria. Somos porta-vozes do cidadão e do advogado perante o Conselho Seccional. Estamos prontos para orientar e buscar a solução dos problemas que chegam ao departamento”, enfatiza o ouvidor.
Demandas
Dúvidas sobre honorários advocatícios são temas recorrentes na Ouvidoria da OAB-GO. Segundo Scartezini, grande parte dos advogados nem fica sabendo que seu cliente buscou atendimento porque tudo é esclarecido rapidamente e de forma desburocratizada. “Oitenta por cento dos casos são resolvidos tranquilamente, evitando que sejam gerados processos éticos. A Ouvidoria faz a orientação e conseguimos chegar a um entendimento entre as partes. Nós não fazemos acordo, isso deve ser feito entre os envolvidos", esclarece.
Propaganda irregular e captação indevida de clientes também têm gerado demanda. Nestes casos, um trabalho pedagógico é realizado. “Muitas vezes, por falta de conhecimento, o advogado menos experiente acaba ferindo princípios éticos. Nestas situações a orientação também tem sido um caminho de sucesso”, afirma o ouvidor.
Atendimento
A Ouvidoria está instalada na Seccional, convenientemente estruturada para atingir sua finalidade. Também conta com profissionais devidamente preparados, conhecedores do cotidiano OAB-GO. Pode ser acionada pelo número 0800-642-2210 ou por meio do preenchimento de formulário disponível no site da OAB-GO. Os formulários também podem ser encontrados das subseções e delegacias. Em alguns casos, o interessado pode agendar encontro com o ouvidor Eduardo Scartezini para que determinadas questões sejam esclarecidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO