Instituto Goiano de Direito Constitucional (IGDC) empossou sua nova diretoria na sexta-feira (21), durante o evento Debates de Direito Constitucional: Instrumentos Judiciais para Defesa da Democracia, realizado no auditório Eli Alves Forte da OAB-GO. O evento foi promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA). O conselheiro seccional Otávio Forte, que ocupava a vice-presidência da entidade, sucedeu Sérgio Franco Leão na presidência.
Em seu último ato como presidente do IGDC, Sérgio Leão concedeu título de associado honorário do Instituto ao presidente do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roberto Rosas. Leão ainda prestou homenagem à seccional pelo apoio prestado ao IGDC. "Agradeço a Ordem pelo apoio na realização deste evento. Acompanhamos a luta da OAB-GO na defesa da advocacia e este evento tem o intuito de contribuir neste sentido", afirmou.
Já como presidente empossado, Otávio Forte destacou a atuação de seu antecessor. "Os trabalhos realizados pelo Sérgio são essenciais para que o IGDC continue aprofundando no debate jurídico. Goiás precisa desse trabalho, com o reconhecimento dos grandes profissionais que existem em Goiás e o debate teórico pode fazer surgir novos grandes advogados", afirmou.
O novo presidente do Instituto destacou a importância de aproximar a atuação dos membros à sociedade. "O IGDC tem também o trabalho de se inserir no debate da justiça social, para fortalecer o estado democrático de direito", afirmou.
O vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, destacou a atuação dos constitucionalistas na história do País. "A presença do advogado do Direito Constitucional é marcante na defesa da democracia, assim como a OAB. A OAB-GO continua sempre pronta a apoiar o IGDC", afirmou.
Roberto Rosas ainda parabenizou o novo presidente do Instituto. "Tenho uma grande ligação com o novo presidente Otávio Alves Forte, porque além de amigo, tive grande amizade com seu pai, que orna este auditório com seu nome, Eli Alves Forte. São nomes como o seu que elevam as instituições como o IGDC em todo o País", afirmou.
Também estiveram presentes na solenidade os conselheiros seccionais Alexandre Prudente Marques e Alexandre Ramos Caiado; o procurador do Estado de Goiás Bruno Belém; e o especialista em Direito Empresarial e mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Lúcio Flávio Siqueira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO