Órgão Especial do TED retoma julgamentos em primeira sessão ordinária de 2023

O Órgão Especial do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizou a primeira sessão ordinária do ano nesta terça-feira (28). A sessão foi realizada de forma híbrida, na sede da seccional, em Goiânia, e por meio do aplicativo Zoom.

Durante a sessão, foram julgados processos de consulta e exclusão. A presidente do TED, Ludmila Torres, ressaltou a importância dos julgamentos. “Essa é a primeira sessão do órgão em 2023, portanto é uma abertura de trabalho importante. Agradeço a participação de todos aqui hoje, seja virtual ou presencialmente”, disse.

Na oportunidade, os juízes da 1ª e 2ª Câmara foram convidados a participar como ouvintes. De acordo com a diretoria, essa iniciativa se deu para que os demais membros possam entender sobre o funcionamento do Órgão Especial, que é composto pelo presidente e secretário de cada Câmara.

“Hoje nós contamos com a participação da Lorena, juíza da 2ª Câmara, relembrando a decisão que tomamos de convidar outros juízes para permear o que o órgão especial faz. A ideia é dar oportunidade para entendimento e visibilidade aos nossos trabalhos”, explicou.

Núcleos de Comunicação e Conciliação

Processo iniciado no 45º Colégio de Presidentes de Subseções, o Núcleo de Comunicação do TED também foi pauta da sessão. Segundo a presidente, o objetivo da ação é educar os advogados sobre o que é e o que não é permitido.

“O conteúdo será muito bem trabalhado no Núcleo de Comunicação, além de dar o suporte nas subseções, junto com a Comunicação da OAB. A nossa missão é fazer a campanha com duas frentes, disponibilizando posts e vídeos gravados pelos juízes”, explicou.

O Núcleo de Conciliação, por sua vez, também foi debatido durante a sessão. A vice-presidente do TED, Paula Alexandrina, explicou que as audiências de conciliação têm sido produtivas. “A gente tem trabalhado com as audiências de conciliação e eu tenho percebido um avanço bastante considerável. Acredito que em torno de 80% dos casos nós conseguimos resolver as questões já na audiência. Assim, atingimos o objetivo de forma rápida e objetiva”, disse.

PEAAJ

Durante a sessão, ficou decidida a data do lançamento oficial do Programa de Excelência e Assistência voltado à Advocacia Jovem (PEAAJ), que tem como objetivo difundir, promover o conhecimento sobre as normas éticas e estimular o exercício profissional aos advogados em início de carreira.

“Nós já estamos em pleno andamento com nosso programa, mas estamos aguardando apenas o Congresso da CAJ para que possamos fazer o lançamento oficial. Com isso, vamos publicar o edital para que as pessoas venham integrar o programa e, assim, partirmos para a capacitação. A ideia é que esses colegas atuem junto ao TED, pois é um programa pioneiro que tem muito a agregar”, disse a coordenadora do projeto, Neliana Fraga.

Egressa da CAJ, Ludmila Torres disse que “tem muito carinho por todas as ações da comissão. Com esse projeto, acredito que estamos plantando uma semente importante. Acho que oferecemos uma oportunidade da ética ser naturalizada”, salientou.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×