A OAB realizou nesta segunda-feira (17), em Jataí, a Caravana de Direitos e Prerrogativas do Advogado. O evento, realizado em parceria entre o Conselho Federal, a seccional goiana e a Subseção de Jataí, teve início com exposição do conselheiro federal Pedro Paulo de Medeiros e do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP) da OAB-GO, Alexandre Ramos Caiado, seguido de debate com a advocacia jataiense.
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, destacou que a defesa das prerrogativas da advocacia beneficia a toda a sociedade. "Estamos debatendo o exercício da cidadania, porque o advogado é o representante da população perante a justiça", destacou.
Segundo a presidente da Subseção de Jataí, Simone Oliveira Gomes, o advogado é valorizado sempre que a OAB debate e defende suas prerrogativas. "A OAB-GO e o Conselho Federal manifestam neste evento seu empenho e dedicação na defesa da advocacia. O presidente Henrique Tibúrcio trabalha arduamente pela Subseção de Jataí", afirmou.
Pedro Paulo de Medeiros apresentou recentes ações empreendidas pelo Conselho Federal na defesa da advocacia, entre elas a mudança na tributação do advogado, a criação da Procuradoria de Prerrogativas e a criminalização da violação das prerrogativas advocatícias. "Para defender a sociedade, o advogado precisa de um escudo. Este escudo tem o nome de direitos e prerrogativas", disse.
Em sua participação, Alexandre Caiado convocou a advocacia a seguir denunciando as violações de suas prerrogativas, já que a Ordem tem alcançado importantes êxitos em sua defesa. "O presidente Henrique Tibúrcio sempre garantiu imenso e irrestrito apoio à CDP, de forma que a advocacia goiana é cada dia mais respeitada. Somente existe justiça forte onde o advogado é forte."
O presidente da CDP de Jataí, Ceyth Yuami, destacou a importância da união para que a defesa das prerrogativas do advogado. "Para sermos respeitados e valorizados, temos de ser fortes e unidos", disse.
Também estiveram presentes ao evento o secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Júlio César Machado, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Flávio Buonaduce, os conselheiros seccionais Mário Ibrahim, Márcio Messias, Wesley de Souza, Marcos Porto, Eurico de Souza, os diretores da Subseção de Jataí, Fábio Fagundes, Antônio Carlos Barbosa, Leonardo Amaral e Sirlene Fideles, além do ex-conselheiro seccional Francisco Barbosa Garica, dos presidentes das Subseções de Formosa, Marco Aurélio Azevedo, e de Uberlândia, Egmar Ferrari, do juiz Tiago Soares e da promotora Gláucia Brito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO