Nesta segunda-feira, 3, o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, participa do lançamento da Campanha Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral. O lançamento será em Brasília, na sede da OAB Nacional, a partir das 9 horas. A Campanha, que será conduzida pelo Conselho Federal da OAB e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), terá a participação de mais 18 entidades. A utilização do caixa dois é um dos temas que serão abordados.
As denúncias de uso de fontes ilegais de recursos para o financiamento de campanhas eleitorais, desvios de fundos públicos e tantas outras suspeitas de corrupção que têm sido veiculadas pela mídia vêm despertando indignação entre os brasileiros. É indispensável que todos reassumam a convicção de que a política deve estar sempre a serviço da justiça e do bem comum, ressaltou o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado. E a eleição é o momento em que cada eleitor é convocado a exercer a cidadania pelo voto. É momento de exercer o poder, com liberdade e consciência, pois voto é direito humano fundamental e exercício de cidadania.
Miguel Cançado lembra que receber promessas vazias, favores pessoais, um jogo de camisetas para o time, tijolos e até dinheiro não são bons motivos para votar. São exatamente motivos para não votar em candidatos que os apresentar ou propuser. Votar dessa forma é deixar de ser livre e fazer do voto um produto de compra e venda esclarece.
Para o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, os acontecimentos que vieram à tona nos últimos meses, como escândalos de corrupção no governo, culminando com a crise que ficou conhecida como mensalão, indicam a necessidade de reforço este ano na Campanha Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral. A sociedade brasileira não admitirá que o processo eleitoral de 2006 venha a reproduzir novos delúbios ou marcos valérios. A sociedade quer eleições limpas, decentes e transparentes, que estimulem a cidadania entre nós, afirmou Busato.
Miguel Cançado – presidente da OAB-GO
03/04 09h50