OAB informa: TJGO inaugura nova funcionalidade com botão “Conciliar” disponibilizado no sistema PROJUDI/PJD

02/10/2025 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informa que Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) inaugurou, nesta quarta-feira (1°), a nova funcionalidade com botão “Conciliar” disponibilizado no sistema PROJUDI/PJD. O evento foi realizado no Salão Nobre da Presidência do TJGO.

Acesse o tutorial na íntegra (clique aqui)
Acesse o informativo (clique aqui)

A nova ferramenta, integrada ao sistema PROJUDI/PJD, permite a realização de audiências assíncronas por meio de recursos tecnológicos, como o WhatsApp, possibilitando que as partes apresentem propostas de acordo de forma eletrônica diretamente nos autos processuais, o que facilita a resolução consensual de conflitos e torna o procedimento mais ágil e acessível.

Estiveram presentes no evento de lançamento a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, e o presidente da Comissão de Acompanhamento do Projudi e PJe, Cristiano Moreno. Na ocasião, Hayasaki destacou que “a advocacia goiana recebe com entusiasmo a nova funcionalidade ‘Conciliar’ no PROJUDI/PJD, pois se trata de um avanço que valoriza a mediação e a solução consensual de conflitos. Essa inovação tecnológica oferece maior celeridade e praticidade às partes e aos profissionais da advocacia, além de contribuir para a construção de uma cultura de diálogo e pacificação social. A OAB-GO reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que aproximam a Justiça da sociedade e fortalecem o acesso a direitos”.

Segundo o presidente Leandro Crispim, a iniciativa materializa o esforço de magistrados, servidores e parceiros institucionais para ampliar o espaço da autocomposição e tornar mais efetiva a prestação jurisdicional. “O Conciliar nasceu de iniciativa do Nupemec, foi analisado pela área de tecnologia e validado em ambiente institucional. Trata-se de solução eletrônica que permite a advogadas e advogados apresentarem e responderem propostas de acordo diretamente nos autos, com registro de cada etapa, segurança e transparência. A ferramenta introduz a modalidade de audiências assíncronas, possibilitando que propostas e contrapropostas sejam formalizadas em ambiente digital confiável, transparente e rastreável”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade o 1° vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcus Vinícius Alves de Oliveira; o diretor do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos da Silva; o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda de Oliveira; a procuradora do Município de Goiânia, Ana Paula Mendonça; o secretário de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Gustavo Maciel; o diretor de Tecnologia da Informação do TJGO, Glauco Cintra Parreira; e o diretor da Diretoria de Soluções em Tecnologia da Informação, Domingos da Silva Chaves Júnior.

Com informações TJGO