OAB-GO terá três das cinco novas vagas reservadas ao quinto constitucional; decisão é do Órgão Especial do TJGO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) contará com três das cinco novas vagas de desembargador destinadas ao quinto constitucional – sendo elas, 12ª, 13ª e 16ª. A deliberação ocorreu através do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) durante a sessão administrativa desta quarta-feira (25 de janeiro). O Órgão acolheu a propositura do presidente do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos Alberto França. 

Consta na decisão que, a 12ª e 13ª vagas serão preenchidas por membro(a) da Seccional goiana, já a 14ª e a 15ª vaga serão destinadas para membros(as) do Ministério Público estadual. Por fim, a última vaga, a 16ª, também será preenchida por membro da OAB-GO. 

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins comentou a deliberação. ‘As vagas proporcionarão ainda maiores condições de oxigenação do tribunal pela advocacia, papel precípuo do quinto’’, pontuou. Com a decisão, haverá a igualdade numérica das instituições no TJGO, uma vez que na composição total serão oito desembargadoras ou desembargadores oriundos do Ministério Público e oito oriundos da advocacia.

A destinação das novas vagas pertencentes ao quinto constitucional está em conformidade com decisão anterior do Órgão Especial que, em janeiro de 2022, definiu que as duas vagas (10ª e 11ª) criadas pela Lei Estadual n. 21.237/2022 deveriam ser destinadas ao Ministério Público, em observância ao princípio da paridade e a regra da alternância. Inclusive, este entendimento foi referendado pelo Conselho Nacional de Justiça no Procedimento de Controle Administrativo n° 0001989-02.2022.2.00.0000, no qual se discutiu a destinação da 11ª vaga.

Durante a sessão, o presidente do TJGO, Carlos França, reforçou o entendimento de que deveria ser aplicado o já consolidado nas decisões do TJGO e referendado pelo Conselho Nacional de Justiça. “Decidimos mais uma vez em sintonia com a previsão da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), em observância à alternância em relação à vaga ímpar destinada ao quinto constitucional. Como a 11ª foi do MPGO, a duas vagas seguintes (12ª e 13ª) são da advocacia e, por consequência, as duas posteriores de membros do MP (14ª e 15ª) e a última (16a) da advocacia também”. 

A propositura foi encaminhada ao colegiado pelo presidente do TJGO, em razão da aprovação da Lei Estadual n° 21.630/2022, que alterou a Organização Judiciária do Estado de Goiás e criou 26 novos cargos de desembargador. Com a nova composição do tribunal, agora com 78 cargos de desembargador, mais cinco vagas serão preenchidas pelo quinto constitucional, totalizando 16 cargos preenchidos por membros advindos da OAB e do MP estadual.

Próximos passos

A OAB-GO aguardará o comunicado oficial por parte do TJGO solicitando que sejam formadas as listas sêxtuplas com as três vagas, para que posteriormente sejam entregues ao Tribunal. Ainda de acordo com o Poder Judiciário, a votação nesse momento dará maior agilidade ao processo de preenchimento dos cargos, pois quando Tribunal definir pela instalação e provimento dos novos cargos de desembargadores, mesmo que seja de forma paulatina, as listas sêxtuplas para as vagas do quinto constitucional já estarão formadas.

Com informações imprensa TJGO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×