Em reunião nesta quinta-feira (27), o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, reivindicou ao diretor do Foro da Justiça Federal da Seção Judiciária de Goiás, juiz federal Jesus Crisóstomo de Almeida, a adoção de medidas urgentes e eficazes para solução das dificuldades enfrentadas pelos profissionais que dependem dos serviços prestados pela Contadoria Judicial. O encontro teve a participação do vice-presidente da Seccional, Henrique Tibúrcio Peña; do secretário-geral da entidade, Celso Gonçalves Benjamim; do presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas, Douglas Dalto Messora; e dos conselheiros secconais Luciano Mtanios Hanna e Murillo Macedo Lobo.
Temos recebido inúmeras reclamações em relação ao grande espaço de tempo que os processos estão permanecendo na Contadoria Judicial. Além disso, os advogados têm se queixado também da proibição dos pedidos de vista e de extração de fotocópias dos autos quando os mesmos estão nesse departamento, informou Miguel Cançado ao juiz. E acrescentou: Essas deficiências atingem diretamente o jurisdicionado, que aguarda a conclusão dos processos, acrescentou.
O diretor do Foro explicou que o número de contadores é insuficiente para apurar a grande demanda de processos enviados para o setor. Mas adiantou que o TRF já autorizou a contratação de contadores terceirizados para desafogar o departamento. E vamos tomar as devidas providências em relação aos pedidos de vista e de extração de fotocópias dos processos, garantiu. Como alternativa para resolver essa questão, o conselheiro seccional Luciano Hanna sugeriu a contratação de estagiários. O juiz recebeu avaliou como uma boa opção e disse que vai considerá-la. E para agilizar o atendimento, o conselheiro seccional Murillo Lôbo sugeriu o desmembramento da Contadoria, de modo que os Juizados Especiais tenham uma Contadoria específica.
Os representantes da OAB-GO reiteraram ainda o pedido de criação do Protocolo Integrado nas subseções da Justiça Federal. Em resposta, o juiz federal Jesus Crisóstomo informou que o Tribunal Regional Federal (TRF) prevê a implantação do Protocolo somente a partir de 2009. Diante disso, a diretoria da Seccional decidiu reivindicar a antecipação do referido sistema junto ao Tribunal. O próprio diretor do Foro vai intermediar e agendar a reunião no TRF.
28/9 9h30