O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, e o presidente da Comissão de Valorização dos Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados, Alexandre Prudente, se reuniram na manhã desta quarta-feira (30) com o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), José Taveira, para solicitar atualização urgente do valor da UHD para R$ 126. Atualmente o valor é de R$ 80 e não há reajuste desde 2003.
Em agosto de 2012, em solenidade realizada na sede da seccional, a OAB-GO e a Defensoria Pública do Estado assinaram convênio regularizando o pagamento dos honorários dativos e o reajuste da UHD em mais de 50%. Para tanto, o governador do Estado, Marconi Perillo, assinou decreto suplementando o orçamento da Defensoria. Apesar disso, o reajuste ainda não foi concretizado. Em setembro do mesmo ano, Henrique Tibúrcio se reuniu com o vice-governador, José Eliton Figueiredo, para propôr medidas que agilizem o pagamento dos dativos.
Tibúrcio ressaltou a importância do reajuste da UHD para o trabalho dos advogados. "A situação é precária, o valor pago é baixíssimo. Os advogados que prestam assistência judiciária estão desmotivados. O trabalho realizado por eles tem cunho social e precisa ser mais valorizado com o reajuste e o pagamento regular, que é uma luta constante da OAB-GO." José Taveira se comprometeu a avaliar o pedido com a urgência solicitada pela OAB-GO e reconheceu a importância do trabalho realizado pelos advogados dativos.
Leia mais:
XXIX Colégio de Presidentes: OAB-GO pode acionar judicialmente o Estado por aumento de UHD
OAB-GO propõe ao vice-governador medidas que agilizem pagamento dos dativos
Convênio entre a OAB-GO e o governo do Estado paga dativos e aumenta UHD em mais de 50%
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO