A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e a subseção de Rio Verde requereram na tarde dessa quinta-feira (12 de setembro), a instalação de cartório independente e a efetivação de mais um magistrado para as Varas de Família e Sucessões da comarca de Rio Verde, durante reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes.
A iniciativa foi uma articulação do deputado estadual Karlos Cabral (PDT) que possibilitou a reunião entre a seccional goiana e o poder judiciário. É ele também o articulador para a instalação da 2ª Vara de Família e Sucessões, com a Lei Estadual nº 20.254, de 3 de agosto de 2018, que modificou a Organização Judiciária do Estado de Goiás. A cerimônia de instalação será no próximo dia 26 de setembro. A medida atende antiga reivindicação da advocacia local, diante da grande demanda de processos.
No entanto, apenas uma juíza ficará responsável pelas duas varas, que serão atendidas também pelo mesmo cartório. “A juíza atual se titularizou na 2ª Vara e responde em substituição pela 1ª. O atual cartório ficará responsável pelos processos das duas varas. Para maior celeridade e eficácia na prestação jurisdicional, é necessário e urgente termos mais um juiz e outro cartório. Hoje, pedidos de guardas com tutelas de urgência podem levar meses para serem apreciados, pensões alimentícias demoram para serem fixadas, processos de inventário se arrastam e, em um todo, a morosidade impera na nossa Vara de Família, inobstante os esforços da juíza e dos serventuários”, afirma o presidente da Subseção, Alessandro Gil.
No pleito, o presidente da subseção de Rio Verde também requisitou uma revisão no sistema de entrada para os advogados no Fórum de Rio Verde. “Atualmente, não é o ideal. Pleiteamos esteiras e o sistema de revista que é realizado em Goiânia”, destacou.
O presidente do TJ-GO, Walter Carlos Lemes, afirmou que “tem um carinho especial por Rio Verde” e reforçou que irá cuidar e dar atenção ao pleito.
Liderando a comitiva, o secretário-geral da OAB-GO, Jacó Coelho, destacou a importância de manter o diálogo entre advocacia e Judiciário. “A OAB-GO prima pelo diálogo com o Judiciário, para que se possa resolver qualquer problema enfrentado por nossas subseções. É interesse da advocacia a prestação jurisdicional de qualidade”, afirmou.
O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), em fala, confirmou que a Assembleia Legislativa irá endossar o auxílio à questão em Rio Verde.
Participaram da reunião pela subseção de Rio Verde: Alessandro Gil (presidente), Bruna Carlla (presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB Rio Verde), Denner Douglas Clemente (presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Rio Verde, Willer Lourenço (juiz do TED), Lucélia Santos da Silva (membro da comissão de direito de família da OAB Rio Verde) e Jasmyne Linhares Yassin (membro da comissão da advocacia jovem da OAB Rio Verde).