A OAB-GO celebrou com a pompa merecida o Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. Na presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, e outras autoridades, o titular da instituição em Goiás, Henrique Tibúrcio, conduziu sessão solene que entregou cartão de identidade profissional a 306 novos inscritos na noite de quinta-feira. Do total, 275 são advogados e 31 estagiários. Mais de 2 mil pessoas prestigiaram o ato.
"Os senhores se inscreveram na Ordem dos Advogados do Brasil para defenderem o Estado de Direito, a democracia, a cidadania, a tradição dos direitos humanos e a dignidade", disse Tibúrcio, dirigindo-se aos compromissandos. Ele complementou dizendo que "o mundo, o Brasil e Goiás dependem de mentes capazes de pensar o Direito com vistas ao futuro e de profissionais conscientes de seu papel na construção da sociedade".
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) há quase 20 anos, o presidente da OAB-GO destacou que renova a honra que sente por ser advogado todas as vezes que conduz sessão de entrega de cartão de identidade profissional. Por fim, ele agradeceu a todos os que praticam a advocacia em Goiás e arrematou sublinhando a importância da data para os cerca de 30 mil inscritos que compõem a seccional goiana, que comemora 80 anos em dezembro.
Presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, que é paraense, escolheu Goiás, entre as 27 seccionais, para comemorar o dia do advogado. Aos novos profissionais, Ophir defendeu a importância da categoria. "Comemorar a data em Goiás me enobrece muito como cidadão e advogado, mas, como presidente da OAB, é ainda mais honroso", apontou.
"A advocacia é um grande instrumento de defesa da sociedade. O advogado precisa de proteção. E não é material. O operador do Direito necessita da garantia das defesas de suas prerrogativas profissionais, que são seus direitos, para que o exercício da profissão seja efetivado", defendeu. Ophir enalteceu a projeção despontada pelo presidente da OAB-GO Brasil afora. "Henrique Tibúrcio é uma das jovens lideranças da advocacia brasileira mais sérias, aguerridas e compromissadas com as causas não somente da categoria, como também da sociedade, que tem na advocacia seu grande instrumento de defesa", enfatizou.
Ele apontou as credenciais que o advogado precisa ter para garantir a sua clientela. "Competência e ética são as atribuições que devem nos nortear para que tenhamos segurança sempre. Cabe a nós, advogados, apontarmos estes caminhos", ponderou. Para Ophir, a sessão solene de credenciamento dos novos profissionais é gloriosa, mas apenas o início de uma nova e longa caminhada. "A justiça é do povo brasileiro. E a ele, ela deve servir. O advogado é o intermédio", ponderou.
Prestigiada por integrantes da instituição e representantes de órgãos públicos de Aparecida de Goiânia, Goiânia, do Estado e da União, a sessão solene foi realizada no CEL da OAB-GO. Além dos presidentes e demais diretores dos conselhos Seccional e Federal da OAB, outras autoridades participaram da solenidade: vice-governador, José Eliton de Figuerêdo Júnior, procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, o defensor público-geral do Estado, João Paulo Brzezinski, os conselheiros federais que representam Goiás na OAB, diretores da OAB-GO, conselheiros seccionais, presidentes de comissões, diretores da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e representantes da OABPrev.