A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lança, nesta segunda-feira (26 de setembro), a campanha ‘’Vote com Civilidade’’, com intuito de combater a violência política e incentivar a paz nas eleições que ocorrem no próximo dia 2 de outubro.
Na semana que antecede o dia de votação, a Ordem goiana, por meio de suas redes sociais promoverá uma sequência de publicações com orientações do que pode e o que não pode ser feito pelos eleitores na hora de votar. Além disso, o conteúdo incentiva posturas de civilidade e consciência, por partes dos cidadãos, para defender e escolher o voto.
Após uma série de violências registradas às vésperas das eleições brasileiras, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, pontua como imprescindível o posicionamento das instituições em prol da democracia.
‘’Deve partir de nós, enquanto instituição, mas sobretudo cidadãos de bem, o incentivo e exemplo ao bom comportamento da vida em sociedade. A missão da OAB é defender os direitos, as garantias individuais, o modelo federativo, a autonomia e harmonia entre os Poderes, e o voto secreto, periódico e universal’’, disse o presidente.
Como defensora da democracia, dos direitos humanos e principal representante da sociedade civil, a OAB-GO recebeu nos últimos meses inúmeros candidatos(as) de diferentes ideologias, partidos, cargos e bandeiras políticas. Ao mesmo tempo em que assegurou e assegura o sistema eleitoral, as urnas eletrônicas e a lisura do pleito.
‘’Estamos escrevendo a história nestes dias que antecedem uma eleição desafiadora. A grandeza da advocacia se erigiu em momentos cruciais da República, sempre na intransigente defesa do equilíbrio, da igualdade e da liberdade. Defender a democracia significa zelar pela primazia da verdade nas disputas políticas’’, completa Rafael Lara.