A OAB-GO prestou homenagem ao advogado Domingos Athair Martins Barbosa Baptista, OAB nº 365, por seus relevantes serviços prestados à advocacia goiana. O tributo foi realizado antes da sessão ordinária do Conselho Seccional, nesta quarta-feira (19).
Baptista trabalhou como zelador da OAB-GO no final da década de 1930. Com memória impecável, conta que chegou a Goiânia num domingo, em 20 de fevereiro de 1938. Servidor do Estado como auxiliar de serviços de limpeza, foi destacado a primeiro funcionário efetivo a cumprir a função na instituição após a transferência da sede. Na época, foi convidado pelo então presidente Albatênio Caiado de Godói para fazer o serviço de limpeza. "Eu acabava encaminhando as convocações de porta em porta e fazendo outros serviços, porque éramos muito poucos funcionários", conta advogado, que hoje tem 91 anos.
Baptista pegou tanto gosto pela advocacia que cursou a Faculdade de Direito de Goiás e formou-se em 1946, recebendo sua carteira da Ordem das mãos do ex-presidente Jorge Jungmann. "Foi um dos advogados pelo qual nutri grande amizade", ressalta.
Como advogado, Baptista militou em Bela Vista de Goiás e atuou como subchefe de Serviços Jurídicos na Centrais Elétricas de Goiás (Celg). Cumpriu, ainda, carreira de juiz do Trabalho em Minas Gerais.
Em seu discurso de homenagem a Baptista, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, exaltou a importância do trabalho do colega em favor da seccional e da advocacia goiana. “A Ordem sempre foi respeitada, graças à dedicação de pessoas como o senhor. Seu trabalho dedicado à advocacia muito nos honra”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO