A partir desta quarta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) passou a integrar o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado de Goiás, composto por entidades pertencentes a segmentos públicos e representantes da sociedade civil organizada.
Durante reunião extraordinária para tratar a questão, no Palácio das Esmeraldas, o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Paiva ressaltou a importância da Ordem se fazer presente nesse Conselho. “Passamos a integrar um grupo que busca combater o grande mal da sociedade brasileira atualmente, que é a corrupção”, disse.
Paiva reiterou que a corrupção afeta diretamente a sociedade, pois suga recursos públicos que poderiam ser utilizados em saúde, educação, infraestrutura e, especialmente, segurança que, segundo ele, se encontra em estágio de deterioração.
Ele destacou que a OAB-GO é uma caixa de ressonância da sociedade civil e buscar fazer com que os direitos sejam respeitados. A atuação da instituição no Conselho será por meio de propostas que criem soluções e medidas para melhorias das práticas de gestão.
Para o presidente do Conselho, Adalto Barbosa Júnior, a presença da OAB-GO nesse debate contribui para o diálogo e fortalece a representação dos interesses da sociedade. “A presença da OAB-GO é sempre uma luz e um equilíbrio, por ser a defensora dos direitos do cidadão, da legalidade, moralidade e ética”, ressaltou.
Durante a reunião, a Ordem se comprometeu a sediar, no final de agosto, um Fórum Goiano de Combate à Corrupção, que contará com debates e palestras abordando o tema. (Texto: Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)