A convite da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), o secretário-geral e o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO), Jacó Carlos Coelho e Roberto Serra Maia participaram, na quinta-feira (11), da solenidade de boas-vindas aos calouros do curso de Direito, cujo objetivo é apresentar aos estudantes a prática da advocacia e a própria experiência na área.
Jacó Coelho participou pela manhã e chamou a atenção dos alunos quanto à importância da advocacia, citando o artigo 133 da Constituição Federal, o qual diz que a advocacia é função essencial à justiça. “Os alunos têm o hábito de tratar a profissão de advogado como último recurso e queremos mudar este cenário, mostrando o quanto é um trabalho digno”, observou.
O secretário-geral falou ainda sobre sua trajetória, contando das dificuldades que passou durante a graduação e assegurando que, com persistência e força de vontade, concluiu o curso e se tornou advogado com uma carreira notável. “Vocês, alunos, tem tudo o que precisam para obter êxito na profissão. Estão entrando em uma das melhores universidades do Brasil, que tem os melhores professores e a melhor estrutura. Só precisam acreditar nesse sonho”.
Jacó também ressaltou que a OAB está à disposição da PUC e dos estudantes, e os convidou a participar e conhecer mais a Ordem. “A OAB tem como função zelar pelo cumprimento da Constituição, representar os advogados e se colocar ao lado da sociedade e dos estudante, ajudando e dando apoio no que for necessário”.
À tarde e também à noite, o diretor-tesoureiro da OAB-GO, Roberto Serra da Silva Maia, participou da solenidade de recepção aos calouros do curso de Direito da PUC-GO. Participaram também o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Wilton Müller Salomão, os professores da instituição Cassiano Antônio Lemos Peliz Júnior e Julio Anderson Bueno, e o delegado de polícia Queops de Lourdes Barreto Silva.
Roberto Serra falou sobre sua trajetória no Direito, relembrando os vestibulares que prestou até conseguir entrar na faculdade. O diretor-tesoureiro lembrou ainda que sua inspiração maior sempre foi seu pai, que tinha um escritório de advocacia, o que fez com que percebesse a importância do Direito na vida das pessoas.
O diretor-tesoureiro da seccional goiana falou também sobre seu gosto pela docência e sobre como conciliou as carreiras de professor e advogado. Além disso, explicou um pouco o papel da OAB-GO para os calouros. "Me vejo com uma grande responsabilidade de ser o diretor-tesoureiro da OAB-GO, uma das maiores e mais importantes instituições do país", disse. E completou: "A Ordem garante ao advogado o exercício da profissão de forma ampla e também fiscaliza os profissionais, além de contribuir para a paz social."
Serra ainda exaltou a importância da graduação em Direito. "Vocês estão entrando num curso com conhecimento muito elevado, pois vocês podem escolher entre vários caminhos e todos com condições dignas de exercer a profissão. Este é um curso que todas as pessoas deveriam cursar."
O diretor-tesoureiro também explicou o funcionamento estrutural da OAB-GO, bem como a função de porta-voz da sociedade e a importância histórica da instituição para a sociedade brasileira.
Ele destacou a importância do engajamento dos alunos com as questões da sociedade e do Direito, defendendo que, na academia, é possível uma vivência que gera desenvolvimento não só do aluno, mas de toda a comunidade, por meio das pesquisas e interesse .(Texto: Marina Dinizio, Carolina Pessoni e Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)