OAB-GO participa do lançamento do curso Elas Dizem Não, da DPE

15/02/2023 Evento, Notícias

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Fabíola Ariadne, participou na última sexta-feira (10) da aula inaugural do curso “Elas Dizem Não”, projeto idealizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP). O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Em seu discurso, Fabíola afirmou que a união entre as instituições é muito importante, pois não só efetiva as políticas públicas, como também dá visibilidade às campanhas que são propostas. “Nossas instituições têm papéis em comum no combate à violência. Estamos em contato com a vítima e o agressor, e juntas conseguimos mapear os ciclos da violência e estabelecer diretrizes junto aos órgãos competentes e trabalhar para sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica e promover a mudança de comportamentos e atitudes”, destacou.

A presidente da CMA ainda completou que “essa junção de instituições é necessária, incluindo governos, organizações não governamentais, sociedade civil e cada um de nós, para erradicar esse mal da nossa sociedade. Precisamos trabalhar juntos para garantir que todas as pessoas tenham acesso à justiça e à proteção contra a violência doméstica”, disse.

Elas Dizem Não

Composto por vídeoaulas gravadas, ministradas por defensoras e defensores públicos, e também profissionais de psicologia e assistência social, o curso é virtual e gratuito. Os módulos terão como foco aulas sobre o sistema de justiça, Lei Maria da Penha, direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos, o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos dos idosos, empreendedorismo e outros.

As aulas são direcionadas para o resgate das vítimas do chamado ciclo de violência, proporcionando o acolhimento e assistência jurídica para o desenvolvimento e exercício pleno da cidadania dessas mulheres. Além disso, 40 mulheres vítimas de violência doméstica, residentes nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, receberão acompanhamento psicológico e de assistência social. Além disso, o curso é ministrado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e inclui ainda a transmissão das aulas na Vila Cultural Cora Coralina.

 

*Com informações da Comunicação da DPE-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×