Nesta quinta-feira (31), o vice-presidente da seccional goiana da OAB, Sebastião Macalé, participou da primeira apresentação do projeto e da maquete eletrônica do fórum cível de Goiânia. Restrito aos magistrados e representantes da OAB-GO e do Ministério Público estadual, o evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A apresentação foi coordenada pelo presidente do TJ, desembargador Vítor Barboza Lenza, o diretor do foro da capital, juiz Donizete Martins de Oliveira, o chefe da Coordenadoria de Obras do tribunal, desembargador Antônio Nery da Silva, além das arquitetas responsáveis pela obra.
A final do encontro, foi formada uma comissão composta por um juiz de cada área (cível, criminal, precatórios e fazenda pública), um servidor do Judiciário, um representante do Ministério Público e um da OAB-GO, o qual ainda será definido pela diretoria da seccional, para levar sugestões que possam contribuir com a melhoria do projeto apresentado. Sebastião Macalé considerou louvável a iniciativa do TJ de ouvir a opinião dos principais interessados na obra. "A ação tem a clara intenção a de oferecer melhores condições aos operadores do direito e, por conseguinte, aos jurisdicionados, que terão mais espaço e conforto nas acomodações do novo fórum", ressaltou o vice-presidente da OAB-GO.
Projetado para abrigar 60 varas, o novo prédio será construído com base nas diretrizes de sustentabilidade, atenderá todas as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050, que dispõe sobre a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, e seguirá orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).