A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) acompanhou a abertura da 16ª Semana Nacional da Conciliação na manhã desta segunda-feira (8 de novembro), no Fórum Cível de Goiânia. A Ordem foi representada pelo diretor-tesoureiro e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Roberto Serra da Silva Maia.
Ao falar em nome da OAB-GO, Roberto Serra justificou a ausência do presidente Lúcio Flávio e destacou que a campanha pela conciliação representa a continuidade de um importante instrumento como alternativa à judicialização, e de pacificação dos litígios, além de contribuir para diminuição do acervo judicial, conforme recomendado pelos Tratados Internacionais.
Ele também destacou que a campanha em prol da conciliação, promovida anualmente há 15 anos pelo Conselho Nacional de Justiça, apesar de ser “uma adolescente em formação, já se encontrava emancipada face ao sucesso dos sucessivos eventos de qualidade realizados no Tribunal de Justiça de Goiás”.
O diretor-tesoureiro ainda ponderou que a OAB-GO vem intensificando políticas correlatas envolvendo, por exemplo, as suas Comissões de Mediação, Conciliação, e a Especial de Arbitragem. “Dada a importância constitucional da advocacia para a administração da justiça, a conciliação não será possível sem a sua efetiva participação”, concluiu.
O evento contou com a presença do vice-presidente do TJ-GO, desembargador Zacarias Neves Coelho, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, além de representantes do Governo do Estado, Defensoria Pública e outras autoridades.