A OAB-GO participa, de segunda (23) a sexta-feira (27), da 10ª Semana Nacional de Conciliação. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), e será realizado, na Capital, no Shopping Estação Goiânia.
Durante toda semana, um stand da OAB-GO ficará disponível na Semana Nacional da Conciliação em Goiânia. A estrutura vai proporcionar aos advogados melhores condições para a realização de seu trabalho durante as audiências. Estão sendo oferecidos serviços de fotocópia e impressão, computador com acesso à internet e o apoio de dois colaboradores com materiais de expediente disponível aos inscritos.
O presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CMCA) da OAB-GO, Braulio Rodrigues Duarte, destaca que, neste ano, além da estrutura oferecida pela seccional aos inscritos, estarão presentes também membros da CMCA e da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), para combater a violação das prerrogativas do advogado pessoalmente. Braulio ressalta ainda que o evento já faz parte do calendário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que a OAB apoia e incentiva o uso adequado da conciliação para a resolução dos processos. “Damos todo o suporte à advocacia para a solução desses conflitos de maneira rápida”, encerrou.
O presidente da CDP, Alexandre Ramos Caiado, ressaltou que a comissão atuará de forma preventiva, já que é um evento de grande porte e com um volume de advogados, magistrados, promotores e conciliadores. "Esperamos que nada de anormal aconteça, mas, se acontecer, estaremos lá pessoalmente para resolver o confliteo na hora", explicou.
Além de Goiânia, o evento será realizado nas comarcas de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Inhumas, Itumbiara, Goiatuba, Jataí, Mineiros, Rio Verde, Uruaçu e Valparaíso. De acordo com o TJ-GO, a estimativa é que sejam atendidos mais de 40 mil casos em todo o Estado e que mais de 85% resulte em acordo entre as partes, o que representa mais celeridade para a população que espera as sentenças e redução do acervo judicial. (Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO – Com informações do site do TJ-GO)