OAB-GO orienta advocacia sobre autenticação em duas etapas nos sistemas de justiça

03/11/2025 Notícias

 

Para reforçar a segurança digital e proteger a advocacia contra golpes e fraudes virtuais, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) orienta os profissionais a ativarem a autenticação em dois fatores (ou duas etapas) em todos os sistemas de justiça, como PJe, Jusbr, PDPJ, entre outros.

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O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destaca que a medida passa a ser obrigatória a partir desta segunda-feira, 03 de novembro, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A presidente da Comissão Especial de Direito Empresarial do Trabalho, Carla Zannini, diz que a autenticação em duas etapas é uma camada adicional de segurança que impede acessos indevidos, mesmo que a senha principal seja comprometida.

O presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Jerônimo José Batista Jr., afirma que é fundamental que a advocacia esteja preparada para essa exigência, garantindo a proteção de seus dados e processos.

Saiba mais sobre a autenticação:

O que é a autenticação em duas etapas?
É um recurso que exige duas formas de verificação para acessar o sistema:
1. Senha pessoal (como de costume);
2. Código temporário gerado por aplicativo autenticador (como Google Authenticator, Microsoft Authenticator, entre outros).
Assim, mesmo que alguém descubra sua senha, não conseguirá acessar sua conta sem o código do aplicativo.

Passo a passo para configurar o Google Authenticator

1. Instale o aplicativo:
Baixe o Google Authenticator em seu celular (disponível para Android e iOS).
2. Ative a verificação em duas etapas no sistema que deseja acessar (como PJe ou Jusbr) e escolha a opção “Usar aplicativo autenticador”.
3. Escaneie o QR Code:
Abra o Google Authenticator, toque em “+” → “Ler código QR” e escaneie o código exibido na tela do sistema.
4. Guarde seus códigos de backup:
O sistema gerará códigos de autenticação que podem ser usados em caso de perda do celular. Guarde-os em local seguro.

Transferência do autenticador para outro celular

Caso precise trocar de celular, é possível exportar suas contas do Google Authenticator:
1. No celular antigo, abra o aplicativo e toque no menu (três pontos).
2. Selecione “Transferir contas” → “Exportar contas”, escolha as contas desejadas e clique em “Próximo”.
3. Um QR Code será exibido.
4. No novo celular, abra o Authenticator, selecione “Transferir contas” → “Importar contas” → “Ler código QR” e escaneie o código do aparelho anterior.